Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

11/11/2019 às 12:08, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã comemora 56º aniversário com inauguração da Central de Comercialização da Agricultura Familiar

Cb image default

Batayporã está completando 56 anos de emancipação política administrativo neste 12 de novembro. O auge da comemoração ocorreu no último sábado (9) com a inauguração da Central de Comercialização da Agricultura Familiar – Feira do Produtor.

O prefeito Jorge Takahashi junto do deputado federal Vander Loubet oficializaram a entrega da obra ao lado de autoridades locais e regionais, que abrilhantaram ainda mais o momento tão aguardado pelos batayporaenses, especialmente pela classe agricultora familiar.

O empreendimento foi construído com recursos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal do Estado (FADEFE), por meio do convênio nº 28.761/2018, sendo denominado Otoniel Felix Monis, por indicação dos vereadores Samuel Macedo e Mauricio Ribeiro, em homenagem ao produtor aguerrido que foi, falecido em janeiro de 2018.

Cb image default

O espaço, de 274,95 metros quadrados de área coberta, é dotado de modernas instalações com capacidade para 17 boxes para a comercialização de produtos e foi viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado, deputado federal Vander Loubet e o ex-deputado federal Zeca do PT com investimento de mais de R$ 203 mil, com contrapartida do Município.

A solenidade foi marcada por uma celebração ecumênica entre o Padre Everton dos Santos, e Pastores do município, que abençoaram o local de trabalho dos produtores da Agricultura Familiar; e também por apresentações culturais do Coral Vida Nova, do Projeto Conviver, e dos músicos Marcos e Alemão.

O prefeito Jorge Takahashi enfatizou, durante a inauguração, o forte investimento no desenvolvimento rural, a parceria com o governador Reinaldo Azambuja e o empenho do deputado Vander Loubet, que tem dedicado o seu mandato para o fortalecimento da agricultura familiar. 

Cb image default

“Temos trabalhado com afinco, superando dificuldades, transpondo obstáculos com um único objetivo de trabalhar para o município. O momento é de gratidão. A inauguração da Central de Comercialização é mais uma conquista que beneficiará toda a população e representa o trabalho que sempre desejamos. Quero agradecer o governador Reinaldo Azambuja que tem sido um grande parceiro de Batayporã, e aproveito a oportunidade para propagar a minha gratidão e reconhecimento ao deputado Vander e ao ex-deputado Zeca do PT, que destinaram significativos recursos para a construção desse espaço, recursos esses que são fruto da nossa boa relação”, enfatizou o Chefe do Executivo.

Na ocasião, Takahashi reafirmou o compromisso de continuar primando pela qualidade de vida e dos serviços ofertados para a população. “Parabéns para a nossa cidade pelos 56 anos, parabéns aos moradores e produtores rurais por conquistarem esse grande presente, fruto da persistência do trabalho da nossa administração”, ressaltou.

O deputado Vander falou da satisfação em compartilhar dos 56 anos de emancipação política do município e da inauguração da obra que ele ajudou através de recursos alocados de emenda parlamentar. “Eu e o ex-deputado Zeca construímos uma relação muito forte no sentido de criar condições para que os pequenos produtores possam produzir com qualidade e com assistência técnica. Essa Central de Comercialização é uma parte dentro da verticalização e daquilo que acreditamos para a agricultura familiar, e a somatória do esforço do Município, do Estado e Governo Federal para podermos dar dignidade para aqueles que produzem e que precisam da mão estendida do poder público”, salientou.

Cb image default

Vander reafirmou ainda o compromisso com a gestão do prefeito Jorge Takahashi, com a população batayporaense, afirmando que até abril de 2020 irá entregar implementos agrícolas necessários para equipar a Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente e dar mais condições para os pequenos produtores produzirem.

Para o secretário de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Sidney Olegário, a inauguração do espaço é reflexo da busca incessante do prefeito Jorge por verbas e do importante trabalho de articulação política realizado por ele desde o início de seu mandato. “De forma transparente e planejada, trabalhando sempre com prioridades, o prefeito Jorge tem entregado importantes obras, fazendo em Batayporã uma administração clara, de resultados, que ficará na história administrativa da cidade”, sublinhou.

Emocionado, o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), José de Oliveira, afirmou que o espaço representa o fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária. “Essa Central de Comercialização é de vital importância para fomentar a atividade do homem do campo. Todos os esforços foram essenciais para que os agricultores familiares tenham o seu trabalho viabilizado e possam melhorar de vida com sua família”, enfatizou.

Cb image default

Fotos: Leonardo Munoz/Agência 7ª Arte

A primeira dama Cléia Valéria também fez questão de deixar sua mensagem. Em um discurso emocionante, ela frisou que com muito trabalho e apoio da população o Município está se desenvolvendo. “São vários projetos em andamento na área da Educação, da Infraestrutura, Assistência Social e Agricultura e que serão entregues pela gestão municipal que vem enfrentando a crise com responsabilidade e compromisso. Em meio às dificuldades encontradas, ainda assim o prefeito Jorge é otimista, pois o mesmo conta com uma equipe eficiente e comprometida no que faz”, observou.

O deputado Estadual Renato Câmara, o coordenador regional da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), no ato representando o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Sandro Polloni; e o presidente da Câmara Municipal, Cicero Leite, também destacaram a importância da Central de Comercialização para a classe agricultura familiar do município.