13/01/2020 às 11:50, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz

A Prefeitura de Batayporã em parceria com a Usina Laguna-Álcool e Açúcar Ltda. abriu nesta segunda-feira (13) as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz para a formação técnico-profissional para o curso de Administração Rural. Ao todo, são 24 vagas para jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos residentes em Batayporã.

A iniciativa tem como objetivo incluir os jovens no mercado de trabalho, estimulando as empresas a oferecerem um programa de estágio remunerado.

A inscrição é gratuita e será realizada até o dia 17 de janeiro, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que fica situado na Rua Manoel Jorge Simão, 1620, na Vila Maria Gonçalves. O horário seguirá das 8h às 12h.

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar cópia do Documento de Identidade (RG), CPF, Comprovante de escolaridade, constando série e turno em que está matriculado (declaração original válida por 30 dias); Certificado de reservista para os jovens do sexo masculino acima de 18 anos ou comprovante de Alistamento; Título de eleitor para os jovens acima de 18 anos; Comprovante de residência; Folha resumo do Cadastro Único atualizado; Comprovação de Renda formal do grupo familiar, e Laudo médico com CID em casos de pessoa com deficiência.

Os candidatos menores de 18 anos somente poderão efetuar a inscrição se estiveram acompanhados do responsável legal e com o devido documento de identificação (RG) do responsável. A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as normas.

A contratação dar-se a pôr meio de Contrato de Trabalho Especial e a carga horária não excederá a 6 horas diárias, no contra turno escolar. Ao menor aprendiz é garantido a remuneração de acordo com as horas trabalhadas, tendo como base de cálculo o valor do salário mínimo nacional, ou seja, receberá o proporcional a carga horária, conforme a Lei 5.064 de 21 de junho de 2018.

Para o prefeito Jorge Takahashi, esse programa, é referência na relação de iniciação na carreira profissional de muitos jovens, e mais essa parceria com a Usina Laguna só vem somar. “Além de dar subsídio teórico e técnico na aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades das funções de cada aprendiz, o programa influencia muito na construção pessoal de cada um, tendo em vista o amadurecimento profissional nas demais áreas da formação da pessoa”, afirmou a Gestora.