25/09/2018 às 08:59, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Caminhada dá início às atividades da Semana do Idoso em Batayporã

A Avenida Brasil tornou-se uma verdadeira passarela na manhã desta segunda-feira (24). Isso porque integrantes do Projeto Conviver, com toda alegria e vitalidade, se concentraram para a caminhada que abriu a programação da Semana da Pessoa Idosa.

A caminhada contou ainda com a participação de representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, do Núcleo do SCFV, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e membros do Conselho Tutelar.

A atividade é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFV), e neste ano traz como tema “Idosos, Família e Sociedade”.

O evento, que ocorre anualmente em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, atende ainda a Lei Municipal nº 927/2011, em que instituiu a Semana do Idoso, tem como objetivo reforçar a política de integração da pessoa idosa na sociedade e se estenderá até a próxima sexta-feira, incluindo diversas atividades. A lei dispõe ainda sobre o dia 27 de setembro como “Dia de Combate a Violência contra o Idoso”.

Após o ato pelo centro da cidade, o grupo foi recepcionado no Centro de Convivência do Idoso “Eliza Soares da Cruz” com um café da manhã especial, que contou com a participação do prefeito Jorge Takahashi, da primeira-dama Cléia Valéria, da secretária de Assistência Social, Leia Maria, e do vereador Cacildo Paião.

Para o Chefe do Executivo Municipal, o respeito aos idosos é antes de tudo uma questão humana de valorização e consolidação das origens, história e valores. “Nossos idosos devem ter o respeito, admiração e o devido reconhecimento pelo muito que já contribuíram para o desenvolvimento do município. Por isso, estamos trabalhando para melhorar as condições desses cidadãos que são corresponsáveis pelos avanços e conquistas da nossa sociedade", frisou Takahashi.

“Temos um trabalho de inclusão social muito forte, mas com fé, força e determinação teremos muito mais avanços para o fortalecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido com os idosos do nosso município”, resumiu a primeira-dama Cléia Valéria.

Fotos: Assessoria PMB

A titular da Secretaria de Assistência Social, Leia Maria, destacou a importância das atividades. “A semana não é só de comemoração e atividades alusivas, mas também para destacar sobre os direitos das pessoas da melhor idade e ajudar no combate à violência contra esse grupo”, explicou.

O evento foi conduzido pela coordenadora do Projeto Conviver, Iracy Rocha, que destacou o respaldo que o prefeito Jorge Takahashi tem dado para as ações em favor do envelhecimento ativo e saudável. “Nosso prefeito tem um olhar especial voltado para a melhor idade, tanto que a Lei Municipal em que instituiu a Semana do Idoso é de sua autoria, enquanto vereador”, disse.

Programação – Dentro da programação está tarde de lazer no Lar Santo Antônio, que acontece nesta terça-feira. Amanhã (26), haverá duas palestras no CCI. A primeira terá como tema “Idosos, Família e Sociedade”, que será ministrada pela Delegada Daniela de Oliveira Nunes Leite; e a segunda será conduzida pela Fisioterapeuta Elizabete, que abordará a temática “Idoso: Mente e Coração”.

Já na quinta-feira, dia 27, haverá uma tarde de lazer com a presença do grupo da melhor idade do município de Anaurilândia, a partir das 13h, no CCI. O encerramento das atividades da Semana da Pessoa Idosa contará com Missa em Ação de Graças no CCI, com a participação do Coral “Vida Nova”.