14/11/2017 às 08:24, Atualizado em 14/11/2017 às 11:31

Takahashi participa de audiência com o presidente Michel Temer

Audiência com presidente Temer reuniu gestores sul mato-grossenses

O prefeito de Batayporã, Jorge Takahashi, participou de audiência com o presidente da República, Michel Temer, na última semana, em Brasília.

Viabilizado pelo deputado federal Carlos Marun, o encontro teve como pauta a liberação de recursos federais para auxiliar na superação da crise econômica nacional, que reduziu a arrecadação de impostos, com grande impacto no caixa dos municípios. A audiência contou ainda com a presença de outros 24 prefeitos, além de vice-prefeitos e vereadores de Mato Grosso do Sul.

O presidente Temer garantiu aos gestores que os Municípios irão receber um repasse extra de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e recursos de repatriação.

Takahashi e a comitiva liderada por Marun participou ainda de reuniões em cinco Ministérios. Recursos para a construção de casas populares e reformas nas escolas, construção de creches, liberação de novos ônibus escolares, além de verbas para a conclusão de obras inacabadas foram alguns dos temas tratados.

No Ministério das Cidades, o encontro com o ministro Bruno Araujo foi produtivo. Ocasião em que os gestores municipais solicitaram a liberação de recursos para a construção de novas moradias.

No Ministério da Educação não foi diferente. O ministro Mendonça Filho sinalizou atender, o mais rápido possível, os pleitos dos municípios, a exemplo a liberação de recursos para reformas nas escolas, construção de creches, aquisição de novos ônibus escolares, além de verbas para a conclusão de obras inacabadas.

Takahashi e a comitiva liderada por Marun participou de reuniões em cinco Ministérios. Fotos: Divulgação

Ao ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, os gestores pleitearam recursos para a construção de CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), e para construção e reforma de CREAS (Centros de Referência Especializado em Assistência Social).

Em audiência com o ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi, foram discutidas medidas para fortalecer a economia dos municípios sul mato-grossenses, por meio de políticas para o desenvolvimento do agronegócio.

O tour por Brasília foi encerrado no Ministério do Turismo. Oportunidade em que os prefeitos reforçaram ao ministro Marx Beltrão pedido de repasse de verbas para incrementar o setor e gerar emprego e renda nos municípios.

“A agenda com o presidente Temer e os cinco ministros, viabilizada pelo deputado Marun, foi produtiva. Marun tem sido um grande parceiro de Batayporã e municípios sul mato-grossenses, sempre que o procuramos nos atende e suas ações junto ao Governo Federal tem gerado resultados”, afirmou Takahashi.

O Prefeito de Batayporã passou ainda no gabinete do senador Waldemir Moka para reforçar as parcerias já pactuadas e garantir recursos financeiros para investimentos em 2018. Takahashi esteve acompanhado pelo secretário municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Dilmo Teixeira, e pelo diretor do Departamento Municipal de Projetos, Sidney Olegário.