Notícias

17/04/2017 às 12:34:00

Caminhada reforça campanha contra a depressão em Batayporã

Assessoria de Comunicação
Foto: PMB
Caminhada para chamar a atenção da população mobilizou profissionais

A depressão é um transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. No intuito de chamar a atenção para a doença, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última semana uma caminhada contra a depressão.

A iniciativa reforça a campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS), que destaca as diversas formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.

A mobilização reuniu Agentes Comunitários de Saúde, profissionais da área de saúde, do CRAS, CREAS, Secretaria de Assistência Social e os integrantes do Projeto Conviver, que percorreram a área central do município.

Segundo a titular da pasta, Marcela Leite, conscientizar a população é uma importante estratégia de prevenção e combate a depressão. “Iniciativas como essa é importante para que as pessoas compreendam o diagnóstico e saiam desse senso comum de acharem que depressão é frescura”, frisou.

A depressão é um transtorno mental frequente e a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Conversar abertamente sobre doença é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.

Depressão no Brasil – Dados divulgados pela OMS revelam que cerca de 5,8% da população brasileira sofrem de depressão – um total de 11,5 milhões de casos. O índice é o maior na América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos.


Tags: Cminhada, Depressão, Secretaria de Saúde,
PMB