07/08/2017 às 12:32, Atualizado em 07/08/2017 às 12:44

Batayporã lança campanha Agosto Lilás e promove diversas ações

Ações visam o fortalecimento da Lei Maria da Penha

Em solenidade de abertura, Vice-prefeito Luis Fernando destacou importância da campanha

Neste 7 de agosto em que a Lei Maria da Penha completa 11 de anos de vigência, uma solenidade realizada na Câmara Municipal marcou a abertura da campanha “Agosto Lilás” em Batayporã.

Instituída pelo Governo do Estado, por meio da Lei nº 4.969/2016, a campanha visa sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como divulgar a Lei Maria da Penha.

Presente na cerimônia de abertura, o vice-prefeito Luis Fernando Bomfim ressaltou a importância da campanha. “Os números de violência contra as mulheres são alarmantes e essa campanha é muito importante para conscientizá-las sobre a importância da denúncia. A esperança de mudar esse índice está nos jovens, que serão os adultos de amanhã”, frisou.

A gestora da Coordenadoria Especial da Mulher (CEMU), Célia de Fátima Amaral Pinheiro, destacou que a adesão do Município à campanha reflete a preocupação do Governo Municipal em minimizar os registros de violência doméstica. “Precisamos fazer Batayporã pensar e se conscientizar na questão da violência contra a mulher, só assim conseguiremos mudar as estatísticas. Precisamos dizer não a qualquer tipo de violência praticada contra nós mulheres”, sustentou.

Gestora da CEMU disse que é preciso dizer não a qualquer tipo de violência contra a mulher

Segundo o Comandante do Pelotão da Polícia Militar de Batayporã, Tenente Luiz Gustavo Morandi, cerca de 30% das demandas policiais são de violência doméstica. “Infelizmente a Lei Maria da Penha é aplicada quando a violência já aconteceu e é por isso que precisamos discutir esse tema. A Polícia Militar é parceira da Coordenadoria Especial da Mulher e por meio de ações integradas, juntos vamos prevenir e erradicar a violência contra as mulheres”, afirmou.

A solenidade foi prestigiada pela primeira-dama Cléia Valéria, pela secretária de Assistência Social, Leia Maria; pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cristiane Ramos; pelo presidente da Câmara, Cicero Leite; pelo vereador Cacildo Paião e pela secretária municipal de Saúde, Marcela Leite. Após o ato de abertura, a vereadora Denise Pesqueira, que tem formação em Assistência Social, palestrou sobre a Lei nº 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006.

A programação do Agosto Lilás será formada por várias ações de mobilização, palestras, debates, encontros e panfletagens. A campanha vem formalizar o Programa Maria da Penha vai à Escola, que consiste em ações educativas voltadas ao público escolar, contemplando prioritariamente alunos do ensino médio das escolas estaduais, podendo ser realizado em escolas municipais e particulares.

Vereadora Denise Pesqueira palestrou sobre a Lei Maria da Penha.                        Fotos: Thiago Odeque/7ª Arte

A iniciativa está sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria Especial da Mulher, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul (SPPM/MS).