05/10/2017 às 12:04, Atualizado em 05/10/2017 às 15:08

Batayporã promove ações em alusão ao movimento Outubro Rosa

Município está engajado na campanha nacional de combate ao câncer de mama

Espaços públicos foram decorados com a cor do movimento e as equipes vestiram a camisa literalmente.  Foto: Assessoria PMB

Com a proposta de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Batayporã promove durante todo este mês diversas ações.

A iniciativa em alusão a campanha Outubro Rosa é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria Especial da Mulher.

Para esse alerta em relação à saúde da mulher, uma vasta programação foi preparada, incluindo orientações nas unidades de saúde, palestras, ações de prevenção, além de que espaços públicos do município foram decorados com a cor rosa, alusiva ao movimento que tem como símbolo um laço cor de rosa.

Nas Estratégias Saúde da Família (ESF’s) está ocorrendo coleta de Papanicolau (preventivo), realização de autoexame e agendamento de Mamografias. Entre as atividades, destaca-se o Dia “D” de prevenção, que será realizado no dia 28 em todas as unidades de saúde, das 7h às 13h.

A secretária de Saúde, Marcela Leite, enfatizou que as ações de prevenção acontecem o ano todo, porém são intensificadas neste mês. “O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, poderá ser tratada e as chances de cura são maiores. Estaremos facilitando o acesso das mulheres ao agendamento desses exames, justamente para trabalhar a prevenção”, frisou.

Como tudo começou - O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde durante o mês de outubro várias cidades fizeram ações isoladas referentes à prevenção do câncer de mama. Posteriormente, outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção à doença. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo as pessoas em torno da prevenção.