01/11/2017 às 09:39, Atualizado em 01/11/2017 às 10:03

Novembro Azul alerta homens para a prevenção ao câncer de próstata

Neste mês, unidades de saúde de Batayporã trabalham a prevenção e detecção precoce de doença comum entre homens

Programação inclui coleta de PSA, que ocorrerá no próximo dia 4 no Laboratório Municipal

A Prefeitura de Batayporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma série de ações para este mês de novembro em prol da saúde do homem. A iniciativa alusiva à campanha “Novembro Azul”, tem como objetivo alertar e conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Durante todo o mês, as Estratégias Saúde da Família (ESF’s) estarão realizando orientações, palestras e ações de prevenção, não somente sobre a doença, mas sobre a saúde do homem, com aferição de pressão arterial, prevenção ao diabetes, a obesidade e outros. As unidades de saúde também trocaram a decoração rosa pelo azul para chamar a atenção do público masculino.

No próximo sábado (4), haverá mutirão de atendimento no Laboratório Municipal para a coleta de PSA (exame para o diagnóstico da doença), que será promovido em parceria com a Associação Hospitalar de Câncer de Dourados.

O público-alvo são homens com 45 anos ou mais ou, a partir dos 35 para aqueles que possuem histórico na família. Para a coleta, será necessário estar em jejum e apresentar documentação com foto, CPF e Cartão SUS.

A programação inclui ainda uma roda de conversa com profissionais da saúde e pacientes, que ocorrerá no dia 24, no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Momento em que os participantes poderão sanar todas as dúvidas em relação a doença com maior incidência em homens.

A secretária Marcela Leite afirmou que quebrar paradigmas associados a ida do homem ao médico é uma das metas da pasta. “Vamos intensificar a campanha para que essa cultura seja modificada e os homens não deixem de realizar exames preventivos”, frisou.

A Gestora observou que o exame físico (toque retal) é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração.