18/08/2017 às 09:09, Atualizado em 18/08/2017 às 09:59

Batayporã forma Comissão Municipal de Geografia e Estatística

Comissão será responsável por acompanhar o Censo Agropecuário 2017          Foto: Assessoria PMB

Uma reunião realizada nesta quinta-feira (17) com o coordenador de subárea do IBGE, Kaio Willy Takaha Silva Tanaka, resultou na formação de uma Comissão Municipal de Geografia e Estatística, que será responsável por acompanhar o Censo Agropecuário 2017.

Segundo Tanaka, o objetivo é dar transparência aos trabalhos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “A comissão terá como missão acompanhar as estapas censitárias desde a fase de preparo de campo, a coleta de dados até a divulgação dos resultados preliminares”, explicou.

Durante a reunião, o Coordenador de subárea explicou como deverão funcionar as coletas e enfatizou a importância de se instalar a Comissão Municipal para ajudar na divulgação do Censo e no suporte à equipe de recenseadores.

A comissão foi integrada por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), sendo presidida pelo representante do IBGE. Compõem o dispositivo: o vice-prefeito Luis Fernando Bomfim, os secretários de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e Turismo e Meio Ambiente, Cláudio Casaroto e Marcos Barbosa, respectivamente. Além da diretora do Departamento Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Fernanda Frutuoso, dos vereadores Denise Pesqueira e Cacildo Paião, e do coordenador municipal da Agraer, Cícero Brais.

No entanto, a adesão de novos membros na comissão ainda está aberta. Os interessados deverão entrar em contato com Kaio Tanaka.

O vice-prefeito Luis Fernando, no ato representando o prefeito Jorge Takahashi, garantiu apoio necessário ao trabalho das equipes e destacou a importância do censo. “No que cabe à Administração Municipal, daremos total apoio para que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível, uma vez que o censo é uma coleta de dados importante para o município”, frisou.

O censo tem início em 1º de outubro e se estende até final de fevereiro de 2018. A próxima reunião está prevista para ser realizada no mês de dezembro e uma terceira no final do censo, nesta última ocorrerá a divulgação dos dados do município.