20/08/2018 às 07:19, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Jovens dispensados do Serviço Militar prestam juramento à Bandeira em Batayporã

A Praça Atílio Monteiro, em Batayporã, foi palco de cerimônia realizada na última sexta-feira (17), onde 80 jovens dispensados do serviço militar obrigatório prestaram juramento à Bandeira e receberam Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

A solenidade foi presidida pelo 1º tenente Mario Cesar Leão Corrêa, delegado de Serviço Militar do Posto de Recrutamento e Mobilização do Exército Brasileiro em Dourados (PRM 09-003), que iniciou o ato cívico com o juramento à Bandeira, seguido da execução dos hinos Nacional e de Batayporã.

O certificado representa um compromisso formal do jovem com o Exército Brasileiro e um importante instrumento de inserção social. Apesar de estarem dispensados do Serviço Militar Inicial, os jovens não são isentos de cumprir com as obrigações militares, de atender convocações de emergência, os interesses da Pátria, defendendo se necessário for com o sacrifício da própria vida.

“Esse juramento que realizaram é um compromisso perpétuo com a nossa Pátria. Sejam fieis ao compromisso que assumiram hoje e tenham certeza que com trabalho, honestidade e dedicação estarão contribuindo com o nosso país”, frisou o Capitão Clair Itamar Dondé, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização do Exército Brasileiro em Dourados, ao discursar.

Capitão Dondé esclareceu ainda que a lei do Serviço Militar atribui a todo cidadão, dos 18 aos 45 anos de idade, o dever de estar sempre pronto caso seja convocado a defender a Pátria.

O vereador Cacildo Paião, no ato representando o prefeito Jorge Takahashi, parabenizou os jovens e destacou a importância do momento. “Embora estejam sendo dispensados do compromisso militar, não cessa aqui o compromisso civil de continuarem trabalhando para o desenvolvimento do país”, enfatizou.

Os certificados foram entregues pelas autoridades e por familiares que acompanharam os jovens na solenidade. Também participaram da cerimônia o 2º Sargento Antônio Félix Martins, auxiliar do (PRM 09-003); o chefe da Junta de Serviço Militar de Batayporã, Edilson Evangelista de Oliveira, e o diretor do Departamento Municipal de Projetos, Sidney Olegário. Além do Pastor Amiel Leopoldo de Campos, que fez a bênção do ato cívico.

Fotos: Assessoria PMB