14/10/2019 às 08:25, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Mulheres recebem capacitação profissional para desenvolver o trabalho doméstico

Curso de Empregada Doméstica foi ofertado pela Coordenadoria Especial da Mulher

Foto: Assessoria PMB

A violência doméstica é hoje compreendida como um problema de âmbito social. Diante desse contexto, a Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria Especial da Mulher (CEMU), ofertou o primeiro curso de qualificação e formação cidadã de empregada doméstica, em que mulheres de Batayporã tiveram a chance de se qualificar profissionalmente.

A capacitação faz parte do projeto “Empregada doméstica: Na trilha da formação” e surgiu de debates para orientar e contribuir com as batayporaenses sobre a rotina básica do trabalho doméstico, bem como para promover a sociabilidade e integração, desenvolver o espírito de liderança e a ajudar a melhorar a autoestima e o controle emocional.

O curso, ministrado pelas instrutoras Darcila Marques e Vanessa Silva, ocorreu entre os dias 2, 3 e 4 de outubro com aulas teóricas e práticas, e aconteceu de forma descentralizada nas dependências da Adeporã e no Lar Santo Antônio. A programação foi realizada em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), por meio do Departamento de Cultura.

Durante a formação foram abordados temas como “maneira correta de lavar roupas”, “manter a geladeira sempre organizada”, “limpeza de pisos”, “limpeza e organização da cozinha e utensílios”, “higienização de tapetes e carpetes” e “maneira correta de passar, dobrar e armazenar roupas no armário”. Sempre permeando pelas boas atividades práticas de como promover uma limpeza e organização eficiente.

No final do curso, todas as participantes receberam material completo sobre as aulas, além de certificados de participação e currículos.

A titular da Coordenadoria Especial da Mulher, Célia Amaral, explicou que a proposta do curso é fomentar a qualificação profissional no município, mas principalmente integrar a mulher ao ambiente familiar e social, ajudando-a melhorar a autoestima e a busca por um emprego.

"Esse é um dos muitos cursos que pretendemos realizar para esse público, pois além de existir carência de mão de obra especializada em nosso município, nossa intenção é garantir direitos às mulheres”, ressaltou Célia.