Publicado em 09/11/2018 às 10:59, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Palestra e exposição abrem programação de aniversário de Batayporã

Assessoria PMB, PMB

A programação que assinala os 55 anos de emancipação político-administrativa de Batayporã foi aberta com palestra e exposição de trabalhos. Atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).

O primeiro evento que abriu as atividades comemorativas aconteceu na Câmara Municipal, na terça-feira (6). Ministrada pelo historiador e filho de Batayporã, Danilo Leite Moreira, a palestra teve como tema “55 anos da emancipação político administrativa de Batayporã: Muitas memórias, outras histórias”.

Na oportunidade, o palestrante discorreu sobre três pontos importantes da história do município. O processo de colonização indígena e não indígena da região, onde destacou por meio da metodologia da história oral a chegada dos primeiros colonos.

O processo de emancipação político-administrativa do município em 1963, por meio de narrativas dos moradores que participaram diretamente da emancipação e através de documentação inédita levantada no Instituto Memória da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. E, por fim, a construção da identidade do batayporaense.

Nesta quinta-feira, o Centro Cultural “Haroldo Lobo Ruiz Garcia” recebeu a exposição “Batayporã: 55 anos”. Composta por trabalhos dos estudantes das escolas municipais e estaduais, a amostra retratou a história e características do município.

Os trabalhos exemplificaram o desenvolvimento do município em contextos diferentes, com registros fotográficos, galeria dos prefeitos, pinturas, desenhos e maquetes sobre a fauna e flora.

Quem quiser apreciar os trabalhos da exposição “Batayporã: 55 anos”, o Centro Cultural ficará aberto das 7h às 21h, até sábado (10).

A secretária de Educação e Cultura, Sônia Nantes, afirmou que ambas as atividades valorizam a formação e identidade histórica e cultural do município. “A programação que elaboramos celebra a diversidade cultural e proporciona lazer e diversão aos munícipes de todas as idades e preferências”, pontuou a Gestora.

Fotos: Assessoria PMB