10/11/2017 às 08:46, Atualizado em 10/11/2017 às 09:48

Smec promoverá mutirão para emissão da Carteira Nacional do Artesão

Procedimento é gratuito e será realizado no dia 24 de novembro

Cadastramento será realizado na Secretaria Municipal de Educação e Cultura

A Prefeitura de Batayporã, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promoverá mutirão para cadastramento e emissão da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual.

O procedimento é gratuito e será realizado no dia 24 de novembro, na Secretaria de Educação e Cultura, no período das 12h as 16h. Na oportunidade, os artesãos que já tenham a carteirinha funcional poderão fazer a renovação da mesma, se for o caso.

Para o cadastramento, os interessados deverão apresentar documentos pessoais de identificação, como RG e CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Além de uma peça já produzida e uma inacabada para a finalização no ato do cadastro para demonstração de habilidade manual para comprovação técnica, uma vez que a aprovação é da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Com o cadastro, o artesão é automaticamente inserido no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), que tem por objetivo fornecer informações necessárias para implantação de políticas públicas para a categoria. Além disso, o órgão também promove o empreendedorismo e a disseminação da prática do artesanato.

A secretária Claudia Macedo ressaltou que a administração municipal está empenhada em apoiar os artesãos. “Essa ação é uma forma de incentivo e visa valorizar os artesãos do nosso município, uma vez que com a carteira eles poderão aumentar a renda já que facilita o acesso aos eventos especializados, como feiras e exposições”, afirmou.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos na Smec, que fica situada na Avenida Brasil, 1509. O telefone para contato é o (67) 3443-1212 ou 3443-2906.