03/06/2019 às 10:24, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Maio Amarelo é encerrado com caminhada de conscientização em Batayporã

Ao longo do mês de maio uma série de ações educativas para promover a segurança no trânsito como palestras, rodas de conversa, panfletagem, produção de textos e poemas, manifestos, teatro, muicalização e conscientização no comércio local e órgãos públicos foram realizadas em Batayporã.

As atividades fizeram parte da campanha “Maio Amarelo”, cujo objetivo é fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos no trânsito.

O movimento foi encerrado na última sexta-feira (31 de maio) com uma caminhada de conscientização pela área central do município, envolvendo estudantes das redes municipal e estadual de ensino, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), crianças e adolescentes assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Centros de Formação de Condutores e polícias Militar e Ambiental.

Durante o ato, os participantes exibiram cartazes sobre a importância da promoção de um trânsito mais seguro e muitos deles foram caracterizados com automóveis de papelão, sinalização de trânsito, com as cores do semáforo (verde, amarelo e vermelho) e como agentes de trânsito.

Neste ano, a mobilização teve como tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, e foi coordenada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL) e Departamento de Trânsito e Transporte (DMTT).

A titular da SECEL, Sônia Nantes, afirmou que a programação foi encerrada com resultados positivos, no qual centenas de pessoas participaram das ações, além de um grande público que foi beneficiado indiretamente. “Nosso objetivo foi conscientizar a população quanto o respeito às regras e à legislação de trânsito. Acreditamos que o trabalho educativo faz a diferença na luta por um trânsito melhor”, enfatizou.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Wilson Eduardo, entende que ações de educação no trânsito refletem diretamente na mobilidade urbana. "Quando conscientizamos nossa população, estamos trabalhando diretamente na construção de um trânsito mais seguro. Campanhas como o Maio Amarelo reforçam a importância de que cada um faça sua parte no trânsito”, frisou.

Durante o mês o tema foi abordado em sala de aula, e os alunos produziram redação, frases, desenhos e cartazes. A redação produzida pela aluna Yasmin Vitória de Souza Salima, do 5º ano da escola municipal Anízio Teixeira da Silva, intitulada “Atenção no Trânsito” foi a selecionada como o melhor texto.

Os melhores desenhos e frases foram estampados em banners e faixas que foram carregadas pelos participantes durante a caminhada. Os três desenhos selecionados foram dos alunos, Letícia Gonçalves Bueno, do Pré II da escola Benedita Figueiró de Oliveira; Abner Raylan Pereira, do 1º ano da escola Anízio Teixeira da Silva; e Miriã Kethelyn Nunes Evangelista, do 2º ano da escola Anízio Teixeira da Silva.

As frases escolhidas foram: “Mais amor e atenção: Respeito no trânsito é questão de educação”, do aluno Luiz Eugênio Schulz, do 3º ano; “Nós somos o trânsito, pare, espere e siga, mas, principalmente preserve a sua vida”, da aluna Brenda Luiza Pilege Ferreira, do 4º ano; e “O trânsito é maravilhoso, mas também perigoso, nele devemos ter atenção, e ser um ótimo cidadão”, da aluna Stefany Gabriely Pereira de Souza, do 5º ano, todos da escola Anízio Teixeira da Silva.

Confira a redação da estudante Yasmin Vitória de Souza Salima:

Atenção no trânsito

Você conhece o trânsito direitinho? Se não conhece, vou te explicar! No trânsito você não pode atravessar fora da faixa de pedestre.

Se o sinal estiver vermelho os carros irão parar para você.

Se o sinal estiver amarelo, atenção!

E se o sinal estiver verde, os carros vão passar de novo.

Ao dirigir não beba, não fume e não fale ao celular. Se ninguém respeita o trânsito acontece acidentes.

Você pode se cuidar, é só andar na faixa de pedestre, e usar cinto de segurança ao dirigir.

“Cuidar-se nunca é demais.”

Vale o mesmo para quem pilota moto, use capacete e não acelere mais do que deve. Olhe para os dois lados da rua, não atravesse sem um adulto por perto. Muitas pessoas já morreram por falta de atenção no trânsito.