20/09/2019 às 12:03, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Proerd forma cerca de 150 estudantes das redes municipal e estadual

Em clima de festa, o plenário “Erberto Flausino de Oliveira” esteve lotado na manhã desta quinta-feira (19), para a formatura de 147 estudantes que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pelo 8º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Batayporã.

Os alunos integram as turmas de 5º ano do Ensino Fundamental das escolas das redes municipal e estadual de Batayporã, Anízio Teixeira da Silva, Braz Sinigáglia e Jan Antonin Bata. A formatura marca o encerramento das aulas do programa, que aconteceu durante um semestre nas referidas escolas.

Semanalmente, a instrutora da Polícia Militar, Soldado Márcia Breguedo, visitava as salas de aula para alertar as crianças sobre o perigo das drogas, bem como orientá-las para evitar situações de violência e a resistir às pressões para entrar na criminalidade. Temas como bebida alcoólica, cigarro, drogas, bullying, normas de segurança, comportamento e de respeito às regras da sociedade, e valorização da família foram tratados durante as aulas.

A cerimônia contou com a presença da primeira dama Cléia Valéria, no ato representando o prefeito Jorge Takahashi; da secretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Sônia Nantes; do comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel André Henrique de Deus Macedo; do comandante do Pelotão de Polícia Militar de Batayporã, 2º Tenente Doval Ferreira Garcia; do juiz Aldrin de Oliveira Russi; do vereador Cacildo Paião, representando o Legislativo; e dos diretores das unidades de ensino Idinéia Almeida (Anízio Teixeira da Silva), Glaucia Patrícia Bravin de Sá (Braz Sinigáglia) e Augusto Humberto Leite (Jan Antonin Bata).

Na ocasião, a secretária Sônia Nantes saudou os presentes e falou da alegria de participar da formatura. “Quero parabenizar as crianças que concluíram o Proerd e dizer que o que vocês aprenderam com a Cabo Breguedo ninguém mais tira, pois temos conhecimento do seu desempenho e que faz um belíssimo trabalho dentro das escolas. Hoje é só uma festa para comemorarmos o que vocês aprenderam e espero que a partir de agora, vocês comecem a disseminar e espalhar todo o aprendizado e conhecimento que aprenderam. Que mostrem para as pessoas como a droga prejudica a saúde e prejudica a nossa sociedade”, frisou.

A Gestora ressaltou que o Proerd é apenas uma de tantas ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer para que as crianças se sensibilizem e se conscientizem do valor da vida. Na oortunidade, agradeceu a parceria estabelecida entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Municipal.

O Tenente Coronel Macedo, agradeceu a todos aqueles que colaboraram para a realização do programa, em especial à instrutora, Cabo Breguedo, pela dedicação apresentada às turmas. “O programa consiste em um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a educação e família do aluno, no desempenho de atividades educacionais em salas de aula a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a prática de violência entre crianças e adolescentes, assim adquirindo conhecimentos e estrutura emocional e resistência sobre o uso das drogas”, frisou.

O Comandante do 8° BPM destacou a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar para a realização do Proerd. “Que essa chama do Proerd permaneça acesa aqui em Batayporã e que no próximo ano possamos formar mais alunos, e que seja realmente multiplicado conhecimento de prevenção à violência e às drogas aqui no município e quiçá em todo o Vale do Ivinhema. Que cada pai, cada professor e cada autoridade sejam defensores do Proerd”, finalizou.

A programação, marcada por muita emoção, contou com apresentações, entrega de certificados e premiação para os alunos de cada turma, que produziram a melhor redação; e juramento do compromisso do Proerd.