Publicado em 08/03/2018 às 08:15, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Rede Municipal de Ensino debate Base Nacional Comum Curricular

Assessoria de Comunicação, PMB
Discussão teve como objetivo explicar a estrutura e as competências do texto

A Secretaria de Educação e Cultura (Smec) promoveu nesta quarta-feira (7) um debate com professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino para tratar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A discussão teve como objetivo explicar a estrutura e as competências do texto, por meio de apresentações informativas e dinâmicas, como forma de proporcionar o engajamento dos profissionais no processo de concretização do currículo comum.

A secretária Sonia Nantes, percorreu todas as unidades escolares da rede para acompanhar os grupos de estudos. Ocasião em que ressaltou que todos os educadores devem tomar conhecimento do documento para entender o impacto que a nova Base Nacional vai trazer.

“A implementação da BNCC vai trazer algumas mudanças no currículo, na avaliação e organização do projeto político-pedagógico da escola. Diante disso, mais estudos ocorrerão e serão aprofundados ao longo do ano”, afirmou a Gestora.

Fotos: Assessoria PMB

A mobilização em torno do documento foi sugerida pelo Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro do ano passado. O documento, que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades considerados essenciais no processo de aprendizado dos estudantes, engloba todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio.

A BNCC é uma ferramenta que visa a orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada município.