19/06/2019 às 12:32, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

SIM atende mais um caso de maus tratos a animais

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão vinculado à Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA), atendeu nesta semana mais um caso de maus tratos a animais em Batayporã.

O atendimento foi realizado via denúncia à Polícia Militar Ambiental, que em parceria com o SIM averiguou o caso, encontrando um cachorro de pequeno porte morto e outros três debilitados com nível de infestação alto de carrapatos.

Também foram encontrados na residência dois animais silvestres, da espécie Maritaca, criados em cativeiro irregularmente sem autorização do órgão competente. Na ação, o médico veterinário Rafael Olegário e diretor do SIM, realizou a avaliação dos animais, constatando uso indevido, demasiado e nenhum tipo de manutenção para a vida.

Os cães foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses de Nova Andradina (CCZ) e as aves foram apreendidas e conduzidas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande.

Fotos: PMB/SIM

A tutora dos animais foi multada em R$ 3 mil e responderá pela conduta e atividades lesivas ao meio ambiente, bem como por praticar ato abusivo, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, conforme a Lei 9.605/98.