18/12/2017 às 17:33, Atualizado em 18/12/2017 às 18:45

Azambuja e Takahashi inauguram Estação de Tratamento de Esgoto e lançam obras em Batayporã

Investimentos em infraestrutura, saneamento básico e educação no município totalizam mais de R$ 10,5 milhões

Para a Estação de Tratamento de Esgoto foram investidos mais de R$ 4,7 milhões

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e o prefeito Jorge Takahashi, inauguraram e lançaram importantes obras, que irão impulsionar o desenvolvimento de Batayporã. Os investimentos em infraestrutura, saneamento básico e educação no município totalizam mais de R$ 10,5 milhões.

A entrega da obra de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi oficializada na manhã desta segunda-feira (18). O projeto, realizado por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul), tem capacidade para tratar 13,5 litros de efluentes por segundo e conta com uma estação elevatória de água, 4.237 metros de rede coletora de esgoto, 248 ligações domiciliares de esgoto e interligação da rede existente ao novo sistema. Foram investidos no empreendimento R$ 4.744.097,16 em recursos próprios.

O Governador também vistoriou as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual Braz Sinigáglia, onde foi recepcionado pela direção e professores. O valor total do investimento do Governo do Estado é da ordem de R$ 2.749.512,18.

Na sequência, Azambuja e Takahashi assinaram autorização para elaboração do projeto de construção de ponte de concreto sobre o Ribeirão Samambaia, que liga a sede do município aos assentamentos São João, São Luiz e Mercedina. Obra que irá favorecer a mobilidade, melhorando o escoamento da produção e dando suporte aos produtores rurais. Com extensão de 50 metros de comprimento por seis de largura, a ponte, antiga reivindicação dos moradores da região está orçada em R$ 1,6 milhão.

O Governador assinou também ordem de serviço para execução de obras de infraestrutura urbana, como a restauração funcional do pavimento em diversas ruas do município, que trará comodidade e segurança a população.

Ao destacar a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município, o Chefe do Executivo Estadual, afirmou que “investir em saneamento é investir na melhoria da qualidade de vida da população”. “Batayporã já conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto e em breve, com a extensão da rede coletora, o município terá 100% de coleta e tratamento, o que é muito importante para a saúde pública”, frisou, enaltecendo a construção da ponte de concreto sobre o Ribeirão Samambaia, que evidencia uma importância fundamental para o município, autorização para recapeamento asfáltico e a reforma da escola.

Azambuja e Takahashi assinaram termos para construção de ponte de concreto e recapeamento asfáltico

Ainda segundo Azambuja, o governo irá trabalhar, em parceria com o município, para solucionar definitivamente o problema da “Lagoa do Sapo”, que devido os altos índices pluviométricos acaba transbordando e prejudicando os moradores da redondeza. Também afirmou que está se mobilizando junto à Secretaria de Desenvolvimento e empresários para reativar a planta frigorífica no município. “O que depender dos incentivos fiscais o Governo do Estado estará atento para ajudar no que for possível para reestabelecer a atividade econômica e as possibilidades de emprego e renda para Batayporã”, garantiu.

O prefeito Jorge Takahashi agradeceu a parceria entre Município e Estado e destacou que os investimentos trarão melhoria na qualidade de vida da população batayporaense. “Essas obras são de grande importância porque atingem grandes massas populares que vem somar, junto com os moradores de Batayporã. Portanto, só temos a agradecer o governador Reinaldo por essas parcerias que estão dando certo oferecendo assim um futuro melhor para a nossa população”, ressaltou.

O ato contou com a presença da secretária de Estado de Educação Maria Cecília Amendola da Motta; do diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha; dos deputados estaduais Renato Câmara, Rinaldo Modesto, Onevan de Matos e Mara Caseiro, e da primeira-dama Cléia Valéria.

Takahashi agradeceu a parceria entre Município e Estado, destacando os investimentos que trarão melhoria na qualidade de vida da população.   Fotos: Thiago Odeque/7ª Arte

Estiveram presentes ainda os prefeitos Edinho Takazono (Anaurilândia), Roberto Cavalcanti (Angélica) e Gilberto Garcia (Nova Andradina), a ex-deputada estadual Dione Hashioka, o presidente da Câmara, Cicero Leite, e vereadores Cacildo Paião, Danilo Enz, Maximo Carlos, Mauricio Ribeiro, Denise Pesqueira, Samuel Macedo, Nivaldo Moreira e Germino Roz, o gerente regional da Sanesul, Jair Ribeiro; o coordenador regional da Agraer, Sando Polloni; secretários municipais e autoridades da região do Vale do Ivinhema.

Veja mais fotos aqui.