Publicado em 06/08/2018 às 14:40, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Takahashi conquista mais de R$ 16,9 milhões em investimentos para Batayporã

PMB, PMB
Foto: Arquivo/PMB

Muitas ações nortearam os 19 meses do Governo Municipal de Batayporã. Apesar das dificuldades do início da gestão, muitas conquistas foram alcançadas e a máquina pública aos poucos vem conseguindo retomar os trilhos.

Com coragem de enfrentar os desafios e com força de vontade, o prefeito Jorge Takahashi trouxe para Batayporã muitas benfeitorias, que foram conquistadas através de deputados e senadores parceiros do município. Destaque, principalmente, para áreas que interferem diretamente no dia a dia da comunidade, como educação, saúde e infraestrutura.

Vários são os projetos aprovados para Batayporã a nível Federal e Estadual, sendo alguns já pagos, outros empenhados e alguns aprovados aguardando empenho, uma vez que no período eleitoral a Lei determina a suspensão de repasses, início de obras, entrega de veículos, de equipamentos e de materiais permanentes e de consumo, mesmo já licitados.

Os méritos da Administração Municipal devem-se aos parlamentares, senadores e governos Estadual e Federal que alocaram recursos no município com o apoio da Câmara de Vereadores. Somente com recursos alocados por deputados estaduais, os investimentos totalizam R$ 345 mil.

Desse montante, R$ 20 mil foi destinado à aquisição de equipamentos para o setor de Fisioterapia, R$ 20 mil para aquisição de equipamentos para a Estratégia Saúde da Família (ESF) São Luiz, R$ 30 mil para investimentos em materiais de consumo na Secretaria de Saúde, R$ 60 mil para compra de veículo para atender a Secretaria de Saúde, R$ 40 mil para compra de mais um veículo, R$ 20 mil para aquisição de materiais de consumo e R$ 30 mil para equipamentos e medicamentos para a Saúde. Além dos R$ 125 mil para aquisição de dois veículos e bens permanentes para atender o setor social.

Já através do Governo Federal, é possível destacar a implantação da rede de distribuição de água nos assentamentos São João e Mercedina, no valor global de R$ 606.241,71; aquisição de veículo do tipo caminhão compactador para coleta convencional de resíduos sólidos, de R$ 240 mil e implantação de melhorias sanitárias domiciliares, no valor de R$ 500 mil.

Destaca-se ainda os recursos na ordem de R$ 508.155,85 para iniciar a segunda etapa de pavimentação asfáltica da Vila Maria Gonçalves da Silva e R$ 500 mil para a terceira etapa, além dos R$ 985 mil para a pavimentação asfáltica da Vila Militar.

Foram também destinados R$ 259.191,87 para reforma do Ginásio Poliesportivo “Ernesto Magni Frugulli”, R$ 500 mil para reforma do Complexo Esportivo Maria Gonçalves da Silva, R$ 300 mil para aquisição de veículos, equipamentos e material permanente para atender a Secretaria Municipal de Saúde.

O setor da Saúde foi ainda beneficiado com R$ 190 mil para aquisição de uma Van para transporte sanitário eletivo, R$ 25 mil para aquisição de equipamentos odontológicos e R$ 80 mil para aquisição de ambulância tipo A.

Para a Agricultura, foram conquistados R$ 585 mil para aquisição de equipamentos para atender a agricultura familiar. No setor de esportes, foram destinados através do Programa “Brincando com Esporte” recursos na ordem de R$ 105.500,00.

As conquistas não param por aí. Através da proposta de incremento da Proteção e Atenção Básica (PAB), Batayporã foi contemplada com R$ 300 mil por meio de recursos alocados por um Senador parceiro, que ainda destinou mais R$ 400 mil por intermédio do Governo do Estado e outros R$ 200 mil via fundo a fundo. Por meio de deputados federais, o município foi beneficiado com mais R$ 750 mil. Fora ainda os R$ 190 mil para aquisição de equipamentos e material permanente e R$ 80 mil para a compra de uma ambulância tipo A. Batayporã também foi habilitada no E-Gestor para receber mais duas ambulâncias tipo A, que totalizam R$ 160 mil.

Takahashi ressaltou ainda que através da parceria com o Governo do Estado, serão executados vários projetos, que inclusive já estão em tramite, como a pavimentação asfáltica da Vila Nídio Boffo e Avenida Pedro Liberato, obras no valor aproximado de R$ 1 milhão; a construção do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, no valor de R$ 263.623.00 e restauração de diversas ruas, valor de R$ 1.346.252,51.

Além da construção de acessos em aduela pré-moldada em concreto armado, no canal de escoamento de águas pluviais, no Bairro Pindocaré, no valor de R$ 203 mil; construção da ponte de concreto armado sobre o Rio Samambaia, na ordem de R$ 1,7 milhão e ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto (R$ 4.592.479,66). Vale ressaltar que todos os projetos ainda contarão com contrapartida do município, que variam de 5 a 10%, por valor aprovado.

Nesse período, a Administração retomou algumas obras paralisadas, como a construção da Creche Municipal e da quadra coberta da Escola Anísio Teixeira da Silva; concluiu a pavimentação asfáltica da Vila José Mustafá e a primeira fase de pavimentação da Vila Nídio Boffo, bem como a ampliação de ESFs que estavam com obras inacabadas. Outra ação importante do Governo Municipal, que já tem surtido efeitos, é a manutenção constante do canal de escoamento de águas pluviais, bem como a limpeza da Lagoa do Sapo.

O Prefeito frisou que em apenas um ano e meio, houve muito trabalho nas diversas áreas da administração. “Quando o trabalho é feito com responsabilidade é possível mostrar os resultados. Batayporã não é diferente de milhares de municípios brasileiros que sofrem com a crise, mas com convicção, afirmo que, estamos trabalhando dignamente para colocar a casa em ordem. As críticas que tenho recebido, quero devolver com muito trabalho e transparência”, afirmou Takahashi.