04/07/2017 às 14:26, Atualizado em 04/07/2017 às 15:04

Takahashi toma posse como presidente da Junta de Serviço Militar de Batayporã

Prefeito fez o juramento à bandeira nacional e assinou o Compromisso de Posse. Fotos: Assessoria PMB

O prefeito de Batayporã, Jorge Takahashi, foi empossado como presidente da Junta de Serviço Militar do município em solenidade realizada nesta terça-feira (4) no Gabinete do Executivo Municipal.

Obedecendo à Lei do Serviço Militar, o Prefeito fez o juramento à bandeira nacional e assinou o Compromisso de Posse, se comprometendo em fazer cumprir deveres relativos ao serviço militar. O título foi concedido pelo chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização do Exército Brasileiro em Dourados, Capitão Clair Itamar Dondé.

O ato contou com a presença do Delegado de Serviço Militar, 1º Tenente Mário César Leão Correa, do Subtenente Clayton Martins Azevedo e do 2º Sargento Antônio Félix Martins.

Segundo o 1º Tenente Leão Correa, por lei os prefeitos de cada município brasileiro tornam-se presidentes da Junta Militar de suas cidades, sendo conduzidos ao cargo em cerimônia realizada por representantes do Exército Brasileiro.

“A solenidade é uma formalidade para instruir o Chefe do Executivo sobre as atribuições e responsabilidades que competem a ele enquanto presidente da Junta de Serviço Militar”, explicou.

Na oportunidade, Takahashi ratificou o compromisso a ele confiado. “Sinto-me honrado em presidir a Junta de Serviço Militar. Prometo cumprir e fazer cumprir os deveres à mim envidados para que a Junta Militar funcione em sua plenitude no município”, expressou.

A solenidade também foi acompanhada pelo vice-prefeito Luis Fernando Bomfim, pelo secretário da Junta de Serviço Militar de Batayporã, Edilson Evangelista; pelo secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Dilmo Teixeira; pela secretária de Assistência Social, Leia Maria, e pelo assessor de Gestão de Compras, Ricardo Vieira.

A Junta Militar - Responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos, a Junta de Serviço Militar também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar como, por exemplo, segunda via do certificado de que o cidadão está em dia com o serviço militar, exigido para a emissão de passaporte ou para prestar concurso público.

O 1º Tenente Leão Correa, explicou que os jovens que se alistam na Junta de Serviço Militar de Batayporã são dispensados do serviço militar inicial e recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação, em razão de o município ser considerado não tributário. No entanto, aqueles que desejarem servir o Exército Brasileiro podem realizar o alistamento na Junta Militar de Nova Andradina, desde que forneçam endereço na localidade.