22/05/2017 às 11:37, Atualizado em 22/05/2017 às 11:52

Takahashi participa de Marcha dos Prefeitos e aproveita para pleitear recursos

Takahashi reuniu-se com o ministro de Esporte, Leonardo Picciani. Foto: Divulgação/PMB

O prefeito de Batayporã, Jorge Takahashi, participou na última semana da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Considerado o maior evento municipalista da América Latina, a Marcha contou com uma programação intensa e participação de lideranças políticas de todas as partes do país.

Segundo a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), pelo menos 53 prefeitos do Estado participaram do evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que neste ano debateu o tema “O Brasil em Reformas”.

Durante quatro dias, os participantes puderam expor a situação de crise fiscal pela qual passam os municípios e que, de acordo com eles, é causada pela queda na economia como um todo e não por questão de gestão municipal.

Em relação à pauta de reivindicações, vários foram os avanços obtidos, a exemplo da assinatura de medida provisória que possibilita o parcelamento da dívida previdenciária dos entes locais em 200 meses – com 80% de desconto nos juros e 25% na mora e na correção monetária.

Outra conquista foi o comprometimento de parlamentares a favor da derrubada do veto ao Imposto sobre Serviços (ISS), medida que pode ajudar a redistribuir mais de R$ 6 bilhões aos Municípios.

Além de participar de uma programação intensa com debates e palestras sobre temas essenciais à administração municipal, Takahashi aproveitou a oportunidade para visitar vários ministérios do Governo Federal e também reunir com deputados federais e senadores, representantes de Mato Grosso do Sul, no intuito de buscar recursos para atender as demandas de Batayporã, principalmente na área da saúde, educação e infraestrutura.

“Desembarcamos em Brasília com a finalidade de mostrar as dificuldades do nosso município, apresentar reivindicações, viabilizar emendas e desemperrar projetos”, disse o Gestor.

Em audiência com o ministro de Esporte, Leonardo Carneiro Monteiro Picciani, Takahashi solicitou apoio para realizar obras estruturantes na área esportiva, a exemplo da reforma dos ginásios de esportes e cobertura de quadras poliesportivas, bem como programas que venham beneficiar os jovens esportistas do município.

Na companhia do presidente da Assomasul, Pedro Caravina, o Prefeito ainda reuniu-se com os senadores Waldemir Moka e Simone Tebet e deputados federais Geraldo Resende, Tereza Cristina e Carlos Marun.

Para Takahashi, a Marcha proporcionou a troca de experiências entre gestores. “Foi uma troca de experiência que contribuirá para nos ajudar no desenvolvimento, inovação e boa gestão do nosso município”, frisou.

Na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o Prefeito de Batayporã esteve acompanhado do presidente do Legislativo Municipal, Cicero Leite, dos vereadores Mauricio Ribeiro, Cacildo Paião, Danilo Enz, Nivaldo Moreira, Samuel Macedo e Germino Roz e, do diretor do Departamento Municipal de Projetos, Sidney Olegário.

Para Takahashi, Marcha proporcionou troca de experiências que contribuirá para a boa gestão.Foto: Divulgação/PMB