Publicado em 15/05/2018 às 10:44, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

ICMBio lança edital para as eleições do conselho do Parque Nacional de Ilha Grande e da APA Federal

Assessoria de Comunicação, PMB
Foto: ICMBio

Já está disponível no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o Edital de Chamamento Público de convocação de instituições interessadas em participar do processo eletivo dos membros do Conselho Gestor Rio Paraná - Ilha Grande.

Esta eleição unificará os atuais conselhos da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná e do Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG) tendo em vista a sobreposição territorial das duas unidades de conservação (UCs), a gestão integrada entre elas, a importância da participação da sociedade e considerando que seus atuais conselhos gestores possuem instituições em comum.

De acordo com os organizadores do processo eleitoral é necessário incentivar e possibilitar a participação da sociedade na gestão das UCs, sendo crucial a otimização das discussões e a participação dos conselheiros, propiciando a construção de entendimentos sobre a conservação da biodiversidade no território.

Foto: Leticia N. Araujo

Ao todo são 53 vagas distribuídas entre 13 setores: Poder Público, Ensino e Pesquisa, Apicultura, Indígena, Indústria e Comércio, Ilhéus, Pescadores Profissionais, Produtores Rurais, Agricultura Familiar, Turismo, Mineração, ONGs Ambientalistas, Hidrelétricas.

De acordo com o edital, disponível no site www.icmbio.gov.br, as eleições ocorrerão no dia 12 de junho de 2018, às 13h30 horas (horário de Brasília) no anfiteatro da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Naviraí/MS. O edital possui as regras para inscrição, a relação dos documentos necessários, cronograma do processo e o formulário de inscrição.

As inscrições poderão ser realizadas somente até o dia 04 de junho de 2018 e podem ser realizadas na sede do ICMBio em Umuarama/PR, em suas Bases Avançadas em Guaíra/PR e Dourados/MS, além das sedes dos consórcios intermunicipais CORIPA e COMAFEN nas cidades de São Jorge do Patrocínio/PR e Porto Rico/PR, respectivamente. As inscrições e toda a documentação podem ser enviadas também para o endereço eletrônico conselho@icmbio.gov.br.

Foto: Leticia N. Araujo

A organização ressalta que as inscrições e a entrega da documentação não poderão ser realizadas no dia das eleições.

Em caso de dúvidas ou necessidade de maiores informações, os interessados poderão entrar em contato com o ICMBio por meio do telefone (44) 3624-1776 ou pessoalmente na sede localizada na Av. Rio de Janeiro, n°4870, Zona II, CEP: 87.501-370, Umuarama/PR.

Para acessar o edital completo no site do ICMBio, clique aqui: https://bit.ly/2r4lBf7