16/06/2017 às 13:45, Atualizado em 16/06/2017 às 13:51

Encontro debate inclusão e reorganização da piscicultura em Batayporã

Evento contou com a presença dos superintendentes da Sudeco e da Pesca e Aquicultura

Com o tema “Inclusão e Reorganização da Piscicultura em Batayporã e Região”, Prefeito destacou a importância do encontro.    Fotos: Thiago Odeque/7ª Arte

Com a proposta de potencializar a piscicultura em Batayporã e ampliar investimentos no setor, um encontro foi realizado nesta quinta-feira (15) no município. O evento foi organizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, e contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sindicato Rural e Câmara de Vereadores.

O encontro teve como tema a “Inclusão e Reorganização da Piscicultura no município de Batayporã e Região” e reuniu um bom público, entre pescadores e produtores. Contou também com a presença do prefeito Jorge Takahashi, do superintendente da Sudeco, Antonio Carlos Nantes de Oliveira; do superintendente federal de Pesca e Aquicultura, César Moura e do deputado estadual Renato Câmara.

Takahashi destacou a participação de produtores e pescadores na busca de juntar forças para desenvolver o setor de forma organizada e sustentável. “Batayporã tem um enorme potencial para investir na produção de peixes, clima favorável e água. Esse é o momento para buscarmos informações de como alavancar a produção e comercialização de peixe em nosso município”, enfatizou.

Superintendente da Sudeco disse que não medirá esforços para fortalecer a cadeia produtiva

O prefeito ratificou que tem buscado parcerias a fim de trazer investimentos e incentivos para os pescadores artesanais e aquicultores familiares do município.

Ao discursar, o Superintendente da Sudeco pediu para a classe se organizar e começar a produção que o Governo Federal, através da Superintendência de Desenvolvimento Econômico do Centro-Oeste estará pronto para ajudá-los. “Como mato-grossense-do-sul tenho a obrigação de contribuir para que essa atividade se torne realidade em Batayporã”, sublinhou.

Na oportunidade, Nantes comprometeu-se em apressar a instalação de uma agência do Sicredi ou do Sicoob no município como forma de beneficiar os produtores rurais. “Empréstimos do FCO por meio do Sicredi ou Sicoob é muito mais rápido do que o trâmite do Banco do Brasil. Portanto, me comprometi com o Prefeito, com a força da Sudeco, em apressar a instalação de uma das agências, uma vez que com o dinheiro do empréstimo os produtores vão produzir muito peixe e vão ajudar no desenvolvimento de Batayporã e região”, afirmou.

Em palestra, César Moura repassou informações sobre a atividade no Estado, além de sistemas e modelos de produção, comercialização, entre outros

“Este trabalho de incentivo da cadeia produtiva é fundamental para fortalecer a piscicultura. Vamos correr atrás para que isso aconteça. Com a parceria da superintendência e conseguindo recursos da Sudeco, e o nosso prefeito Jorge colocando contrapartida, não tenho dúvida de que dará certo”, sustentou o deputado Renato Câmara.

A palestra foi ministra pelo superintendente de Pesca e Aquicultura, César Moura, que na ocasião abordou os temas voltados ao sistema de produção em piscicultura e fortalecimento da pesca profissional. Na palestra foram repassadas informações sobre o panorama da atividade no Estado, além de sistemas e modelos de produção, comercialização, espécies de peixe, legislação ambiental, investimento, manejo, estratégias do Mapa, dentre outros.

O encontro contou com a presença do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Cláudio Casarotto; do presidente da Câmara, Cicero leite, dos vereadores Mauricio Ribeiro, Cacildo Paião e Denise Pesqueira; do Comandante da Polícia Militar Ambiental, Sargento Anderson de Azevedo Rosa Reis, do presidente do Sindicato Rural, Altamir Ramos; do vice-prefeito de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira, e vereadores Robertinho Pereira e Ricardo Lima e do presidente do PMDB de Ivinhema, Rogério Câmara.

Reforçaram ainda o evento os secretários municipais Marcos Pereira (Turismo e Meio Ambiente), Dilmo Teixeira (Administração, Finanças e Planejamento), Leia Maria (Assistência Social), além dos coordenadores municipais Jorge Rodrigues (Fomento), José de Oliveira (Agricultura Familiar) e diretor de Indústria e Comércio, Miguel Monteiro.