30/07/2018 às 07:33, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Ação leva serviços de saúde à população de Batayporã

Evento foi realizado em uma parceria entre Prefeitura Municipal, Sindicato Rural e Senar/MS

Batayporã recebeu no último sábado (28) a 22ª edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural. Uma iniciativa do Senar/MS e Famasul que desde 2016 vem percorrendo os municípios sul-mato-grossenses para levar oportunidade de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças no meio rural.

A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, e Sindicato Rural de Batayporã. Contou ainda com o respaldo das secretarias de Assistência Social, de Educação e Cultura, e de Esportes e Lazer.

A programação foi aberta com apresentação do Coral Vida Nova, composto por integrantes do Projeto Conviver. Presente na cerimônia de abertura, o prefeito Jorge Takahashi destacou a importância do evento. “Ações como essa vêm de encontro com o nosso objetivo que é melhorar a qualidade de vida da população. São de parcerias assim que precisamos para solucionar os problemas do nosso município e estamos trabalhando para trazer o melhor a todos”, sublinhou o Chefe do Executivo.

Lucas Galvan, superintendente do Senar/MS, agradeceu ao prefeito Jorge Takahashi por entender a importância da parceria entre a instituição e o Sindicato Rural. “Graças a essas parcerias que é possível levar ações de qualidade de vida para toda a comunidade, e é nisso que o Senar acredita”, ressaltou.

O presidente do Sindicato Rural, Altamir Ramos e o presidente do Legislativo Municipal, Cicero Leite, também enfatizaram o programa do Senar para a promoção da saúde de homens e mulheres do campo e para desafogar a demanda reprimida do município.

O ato também foi reforçado pela presença da secretária de Saúde, Marcela Leite; vereador Cacildo Paião e secretários municipais Mirian Pereira (Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos), Sônia Nantes (Educação e Cultura), Leia Maria (Assistência Social) e Junior César (Esportes e Lazer).

Ao longo do dia, centenas de pessoas que passaram pela ação social puderam realizar testes rápidos, aferir a pressão arterial, coletar sangue para exames e PSA, coletar preventivo e consultar com médicos urologista, ginecologista e dermatologista.

O evento contou ainda com palestras sobre diversos assuntos, fornecimento de foto 3x4, ginástica laboral, orientações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sobre o programa Bolsa Família, entre outros.

Para as crianças, tinha brinquedos infláveis, tenda da leitura com Contação de histórias infantis e teatro de fantoches; e as mamães com filhos de colo contaram com o apoio de babás itinerantes para realizar os procedimentos ofertados.

Fotos: Assessoria PMB