Publicado em 08/11/2018 às 10:06, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Batayporã abre “Novembro Azul” com várias atividades

Todas as terças-feiras, no período noturno, homens encontrarão atendimento especial na ESF Santa Luzia

Assessoria de Comunicação, PMB

O mês mudou e a cor também, mas a luta contra o câncer continua. A fim de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e realizar exames preventivos regulares, a Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha Novembro Azul.

A primeira ação foi realizada na terça-feira (6), quando o público masculino recebeu orientações sobre a prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que afligem os homens, e pôde ainda passar por consulta médica, avaliação odontológica, aferir a pressão arterial, realizar testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C; e atualizar a caderneta de vacinação.

Coordenada pelo médico Thiago Bavaresco, a atividade será realizada durante todas as terças-feiras do mês de novembro, na Estratégia Saúde da Família (ESF) “Santa Luzia”, a partir das 18h. É importante destacar que poderão participar da ação homens de todas as áreas de abrangência.

No decorrer do mês as ESF’s realizarão ainda uma série de atividades em prol da saúde do homem. A intenção é criar um vínculo entre o paciente e a unidade de saúde, para que procure a rede para fazer a prevenção de doenças e não apenas o tratamento quando já estiver enfermo.

A secretária Marcela Leite frisou sobre a importância de promover as atividades em alusão a campanha. “Nosso foco principal é promover uma mobilização entre os homens e incentivá-los a criar o hábito de procurar a atenção básica para realizar exames preventivos e ter um acompanhamento médico. Nada melhor que nesse período oferecer a eles consultas e exames de forma mais acessível”, sublinhou.

Para a Gestora, é necessário que o homem vença o preconceito e assuma os cuidados com a saúde. “O câncer de próstata geralmente só apresenta sintomas quando já está em estágio avançado, por isso a prevenção e os exames regulares são tão importantes", alertou.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Fotos: Assessoria PMB