18/09/2018 às 08:20, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã desenvolve ações em referência ao “Setembro Amarelo”

Ponto alto da programação foi a palestra ministrada pelo Capelão do Corpo de Bombeiros

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 800 mil pessoas morrem por ano em decorrência de atentados contra a própria vida ao redor do mundo. Tendo em vista o aumento progressivo da prática, a Prefeitura de Batayporã, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem desenvolvido uma série de atividades em celebração ao “Setembro Amarelo”, mês de conscientização e prevenção do suicídio.

Iniciativas que tem como propósito conscientizar a população sobre a realidade em torno do suicídio e mostrar suas formas de prevenção. Para reforçar as diretrizes e mensagens centrais da campanha, a SMS está desenvolvendo um projeto de intervenção denominado “Você tem se olhado com carinho?”.

Idealizado pela assistente social, Viviane Pereira, e pela coordenadora da Atenção Básica, Franciele Figueiredo, com apoio da psicóloga Vanessa Leite, o projeto tem como público-alvo meninas entre 12 a 18 anos, que apresentam/apresentaram episódios de pensamentos negativos depressivos suicidas e de automutilação.

O objetivo é conscientizar as adolescentes sobre a valorização da vida, o reconhecimento do potencial de cada uma, promover o bem estar emocional e físico, bem como a autoconfiança.

Fotos: Assessoria PMB

A programação do Setembro Amarelo foi marcada pela palestra que aconteceu nesta segunda-feira (17) nas dependências da Câmara Municipal, com o tema “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”, ministrada pelo Capelão do Corpo de Bombeiros, Capitão Edilson dos Reis.

A atividade foi organizada em parceria com o 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar, e reuniu profissionais da saúde, da Assistência Social, e estudantes das escolas municipal Anízio Teixeira da Silva e estadual Jan Antonin Bata.

Bastante dinâmico e em linguagem acessível, o Palestrante destacou os principais aspectos ligados à problemática do suicídio, propondo aos profissionais um cuidado especial na identificação, abordagem, e manejo de um possível paciente suicida. Ainda estimulou o público presente a percepção e a disseminação de informações apropriadas em torno do assunto, abordando casos verídicos.

Foto: PMB/SMS

O Capitão Reis destacou que um em cada quatro pacientes atendidos na atenção primária sofrem algum tipo de transtorno mental, seja de depressão, ansiedade e quadros somatoformes leves.

Ao término do evento, a titular da Secretaria de Saúde, Marcela Leite, destacou que até o final do mês serão realizadas atividades que promovam a conscientização e fortalecimento da rede de proteção ao ser humano.

“O suicídio é um problema de saúde pública, que precisa ser debatido nas diversas esferas da sociedade, com orientações, ampliando a possibilidade de escuta e apresentando a rede assistencial de cuidado em saúde mental”, frisou.

Participaram do evento o Major Pablo Diego Barros de Jesus, responsável pelo comando do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar; o comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar de Batayporã, tenente Doval Ferreira Garcia, dentre outras autoridades militar.

Projeto “Você tem se olhado com carinho?” – No último encontro com o grupo de adolescentes, foi trabalhada a autoestima. Oportunidade em que foi oferecida uma sessão de beleza com direito a corte de cabelo, escova e maquiagem pela equipe do salão Hair Transformação, de Nova Andradina.

“Agradecemos toda equipe Hair Transformação, que não mediu esforços para nos atender, voluntariamente, e proporcionar um momento especial às meninas que precisam de tanta atenção”, agradeceu a Gestora.