16/10/2019 às 08:41, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã inicia mobilização para a edição 2019 da “Caminhada Passos que Salvam”

Kits da campanha já estão sendo vendidos na Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Assessoria PMB

Batayporã aderiu pelo terceiro ano a “Caminhada Passos que Salvam” em prol ao Hospital de Amor, mantido pela Fundação Pio XII. Campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se conhecer os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e de ampliar o diagnóstico precoce da doença.

No município, a edição 2019 da “Caminhada Passos que Salvam” está sendo coordenada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, que mais uma vez se comprometeu em ampliar o número de diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes.

Os kits com camiseta, boné e “sacochila” já podem ser adquiridos na Secretaria Municipal de Saúde, no valor de R$ 35,00. O recurso arrecadado com a venda dos kits será utilizado para manter a qualidade no tratamento e acolhimento dos pacientes e suas famílias atendidas no Hospital de Amor Infantojuvenil.

Neste ano, a caminhada irá acontecer no dia 24 de novembro e a expectativa é de que a participação seja ainda maior do que a campanha do ano passado. A mobilização irá acontecer simultaneamente com vários munícipios brasileiros, com início previsto para às 8h30. O percurso deve iniciar defronte a Secretaria de Saúde, seguir pela Avenida Brasil com retorno ao ponto de partida.

Todos os anos, sempre no último domingo do mês de novembro, a mobilização é realizada. A escolha da data está relacionada à proximidade com o “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”, celebrado no dia 23 de novembro.

Para a secretária de Saúde, Marcela Leite, o intuito da caminhada é trazer à discussão essa conscientização de maneira lúdica, envolvendo toda a sociedade para permitir que aconteçam mais diagnósticos precoces e as chances de cura possam ser ampliadas.

Sinais e Sintomas – Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença, estão manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos. Sintomas que parecem comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem crianças e adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo.