21/05/2020 às 12:08, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã não registra novos casos de Coronavírus há 45 dias

Foto: Aline Leão/Assessoria PMB

Batayporã, que foi o principal assunto de vários noticiários do Estado e até a nível nacional por registrar os dois primeiros óbitos por Covid-19 em Mato Grosso do Sul e por vários dias se manter entre os primeiros municípios no ranking com casos da doença, há mais de um mês mantém inalterado o número de confirmações.

São exatos 45 dias completados nesta quinta-feira (21), sem uma confirmação nova. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, dos seis casos confirmados, quatro finalizaram a quarentena (curados), e dois foram a óbito.

O Gestora em Saúde, Marcela Leite, lembra que o combate intensivo foi importante para conter a expansão da Covid-19 com ações focadas da Administração Municipal desde o início do mês de março. “As medidas restritivas foram fundamentais para evitarmos o colapso no sistema público de saúde”, frisou.

O primeiro caso de coronavírus em Batayporã foi registrado em 27 de março e, desde então, a força tarefa envolvendo todas as secretarias e voluntários ganhou corpo com a adoção de uma série de medidas restritivas.

Para o prefeito Jorge Takahashi, a estabilidade de registros reforça a importância das medidas preventivas adotadas pelo Município. “Desde o dia 16 de março, a Prefeitura vem atuando em diversas frentes para o enfrentamento do Coronavírus em Batayporã. Toda nossa equipe está mobilizada e é fundamental que a população continue fazendo a sua parte. Quem puder, deve permanecer em casa e, se for necessário sair, use máscara, respeite a distância de outras pessoas e higienize constantemente as mãos”, salientou.

Foto: Marcos Donzeli/Assessoria PMB

Na mesma linha, a Secretária ressalta a necessidade do isolamento social. “Diante do aumento dos números de casos em nosso Estado, pedimos encarecidamente a colaboração da população para que evitem o contato físico e aglomerações, festinhas entre amigos e familiares. São atitudes simples, mas cruciais para conseguirmos achatar a curva epidêmica”, reforçou Marcela.

Fiscalização reforçada - O número de pessoas sem máscaras que circula pelas ruas do município é uma preocupação do Governo Municipal. Embora haja decretos versando sobre essa obrigatoriedade para adentrar nos estabelecimentos comerciais, observa-se o descumprimento da medida. E é justamente por essa constatação que nesta semana a fiscalização foi reforçada.

Em vários pontos da cidade, fiscais intensificam a conscientização para o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos. “A ação de conscientização deve ser constante, por isso reforçamos a fiscalização em nossa cidade, pois não queremos ter novos casos”, destacou a Secretária.

Centro de Triagem - O Centro de Triagem ao Coronavírus permanece funcionando no complexo do Pronto Atendimento Médico (PAM), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. No local está sendo feito o acolhimento, triagem e consulta para pessoas com sintomas do Coronavírus e doenças respiratórias.

Além disso, todos aqueles que apresentarem sintomas ou tiver dúvidas sobre o Coronavírus podem entrar em contato com profissionais médicos e enfermeiros por meio do telefone (67) 98472-3187.