Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

03/08/2018 às 11:26, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã projeta imunizar mais de 650 crianças contra poliomielite e sarampo

Campanha de vacinação inicia na segunda-feira (6) e se estende até 31 de agosto

Cb image default
As crianças menores de 5 anos precisam se vacinar, independentemente de já terem ou não tomado todas as doses. Foto: Divulgação

Durante todo o mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã estará mobilizada com a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. A projeção é que 656 crianças entre um até quatro anos, 11 meses e 29 dias sejam imunizadas no município.

Para atender a esse público, o município foi abastecido com doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A atividade inicia na próxima segunda-feira (6) e segue até o dia 31, com o objetivo de diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no País.

As doses estarão disponíveis na Sala de Vacinação, que fica situada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação.

A secretária de Saúde, Marcela Leite, ressaltou que todas as crianças, público-alvo da campanha, devem ser imunizadas, independentemente delas já terem ou não tomado as doses das vacinas.

“Apesar de não ter nenhum caso registrado de poliomielite há mais de 20 anos no Brasil, ela ainda não é uma doença erradicada no mundo. Por isso, estamos mobilizados para garantir e reforçar a imunização de todas as crianças que por ventura não estejam com essas vacinas em dia”, ratificou a Gestora sobre a importância da vacinação.

“Dia D” de vacinação – Para os pais e responsáveis que não conseguirem levar seus filhos para se vacinaram durante a semana, no sábado (18) será realizado o “Dia D”, em todo Brasil. Nessa data, os ESF’s Santa Luzia e Santo Antônio atenderão a população das 7h às 16h.

Sintomas e transmissão - A poliomielite causa paralisia infantil que começa de forma repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

Já o sarampo, é uma doença extremamente contagiosa, segundo alerta o Ministério da Saúde, e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.