Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

27/09/2018 às 12:15, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Dia D de vacinação antirrábica acontece no próximo sábado

Cb image default
Foto Assessoria PMB

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, irá realizar no próximo sábado (29) o Dia D de vacinação antirrábica em cães e gatos. A imunização será no período das 7h às 16h em postos montados estrategicamente para facilitar o acesso da população.

Como já é de praxe, os pontos para a realização da ação serão montados defronte as unidades locais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Será necessário apresentar a carteira de vacinação do animal.

Para ser vacinado o animal precisa estar em boas condições de saúde e ter mais de três meses. Já os animais que estiverem doentes ou na fase de gestação e lactação, não devem ser imunizados nesse período.

“A vacinação do animal é de extrema importância para manter controlado o vírus da raiva, uma doença fatal que atinge homens e animais”, frisou o coordenador da Vigilância Sanitária, Gutemberg Nogueira.

A orientação do Departamento de Vigilância Sanitária é que os cães sejam conduzidos por guias e coleiras, e de preferência por adultos. Já os gatos devem ser transportados em caixas especiais, caixotes de papelão ou qualquer outro recurso que garanta a segurança do animal e dos profissionais.