06/05/2019 às 15:29, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

‘Dia D’ de vacinação contra Gripe leva centenas de pessoas às unidades de saúde

Batayporã já imunizou 70% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação

Centenas de pessoas já procuraram as unidades de saúde de Batayporã em busca da vacina contra a Influenza H1N1 (Gripe). No sábado (4), ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação, as Estratégias Saúde da Família (ESF’s) Santa Luzia e Santo Antônio abriram as portas para receber os grupos prioritários.

Quem não pôde comparecer à mobilização contra a Gripe, ainda tem até o dia 31 de maio para se imunizar. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 3.234 pessoas do público-alvo até o fim da campanha.

Segundo informações do Setor Municipal de Imunização, até a manhã desta segunda-feira (6) a cobertura vacinal estava em 70%. A meta é chegar a 90% em todos os grupos prioritários, que incluem pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses e menores de seis anos, trabalhadores da saúde, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, pessoas com necessidades especiais, doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Até o momento foram imunizados 621 crianças (70,25%), 848 idosos (70,43%), 77 gestantes (66,38%), 16 puérperas (84,21%), 433 pessoas com comorbidades (62,66%), 92 professores (73,02%), e 104 trabalhadores em saúde (53,61%).

A secretária de Saúde, Marcela Leite, ressalta que houve um número expressivo de doses aplicadas no ‘Dia D’ e que a campanha é um grande esforço do Ministério da Saúde para imunizar o público mais suscetível contra os vírus mais frequentes da Influenza.

“O Dia D foi a oportunidade de todos os grupos prioritários serem atendidos, independente do cronograma que adotamos para imunizá-los. Tivemos uma boa adesão, principalmente dos idosos e crianças, que fazem parte do nosso maior grupo prioritário”, destacou.

A vacina é uma forma de reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza. O organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe.

Diante disso, é importante que as pessoas dos grupos prioritários se imunizem no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

Campanha continua – Para quem ainda não foi imunizado, basta procurar Sala de Vacinação, que fica situada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Todos devem apresentar a carteira de vacinação e documento original com foto. No caso de doentes crônicos, é importante apresentar documentação que comprove a condição, como o cartão do HiperDia ou encaminhamento do médico da unidade de saúde.