29/10/2018 às 07:59, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Dia D marca encerramento da campanha Outubro Rosa em Batayporã

Durante todo o mês uma série de atividades foi realizada no município em alusão ao movimento

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último fim de semana o “Dia D” da campanha Outubro Rosa em todas as Estratégias Saúde da Família (ESF’s). A ação marcou o encerramento do movimento que tem como objetivo chamar a atenção das mulheres de todas as idades para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

A programação especial contou com coleta de Papanicolau (preventivo), exame clínico das mamas, orientações relacionadas ao tema, agendamento de mamografias, além, é claro de muita descontração com direito a sessão de beleza, sorteio de brindes, apresentação de dança, lanche, aula interativa de zumba e muita troca de experiência.

Na ESF Sebastião Martins de Oliveira, a atividade aconteceu na sexta-feira (26), com a participação de muitas mulheres da área de abrangência. Oportunidade em que puderam se deliciar de um delicioso lanche preparado pela equipe e um momento de bem estar com consultoras Mary Kay.

A decoração impecável em todas as unidades de saúde chamou a atenção das mulheres que prestigiaram a ação.

A programação do “Dia D” foi acompanhada pela titular da Secretaria de Saúde, Marcela Leite, e pela coordenadora da Atenção Básica, Franciele de Figueiredo. A Gestora ressaltou a importância da prevenção, considerando que os cuidados devem ser observados durante o ano inteiro e não somente no mês de outubro.

“O câncer de mama tem cura e é fundamental as mulheres realizarem os exames periodicamente, se tocar e se cuidar. Em Batayporã damos total assistência para as pacientes, visando possibilitar um diagnóstico precoce da doença. Para isso, as equipes das unidades estão aptas para o atendimento as mulheres que necessitam de orientações sobre essa doença”, frisou Marcela.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde de Batayporã realizou uma série de atividades nas ESF’s, alertando a importância de falar sobre o tema tão relevante para a sociedade e para a saúde da mulher.

Programa Bolsa Família - Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, foi realizada ainda uma palestra para as beneficiárias do Programa Bolsa Família. Com a participação de cerca de 320 mulheres, a enfermeira Ângela Rocha, profissional do Centro de Diagnóstico e Prevenção ao Câncer de Nova Andradina, discorreu sobre a prevenção do câncer de mama, o diagnóstico precoce e tratamentos diversificados, além de estimular a prevenção pelo auto exame.

Fotos: Assessoria PMB