Publicado em 05/11/2019 às 10:55, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Estratégias Saúde da Família promovem programação especial ao Novembro Azul

Atendimento noturno é o ponto alto do evento alusivo à campanha

Assessoria PMB, PMB
Cb image default
Foto: Arquivo PMB

As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Batayporã programaram ações especiais para este mês, que visam a orientação e o cuidado com a saúde do homem, em comemoração ao Novembro Azul.

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de estimular os homens a realizarem exames preventivos regulares de próstata, com a proposta de diagnosticar precocemente o câncer nessa área do corpo, aumentando as chances de eficácia do tratamento.

Durante esse período, as unidades irão promover palestras, orientações, testes rápidos e exames, com a proposta de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Para reforçar as ações, todas as quartas-feiras do mês de novembro, na Estratégia Saúde da Família (ESF) “Santa Luzia”, a partir das 18h, haverá um encontro especial com orientações sobre a prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que afligem os homens, consulta médica, avaliação odontológica, realização de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C; atualização da caderneta de vacinação e aferição da pressão arterial.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde, Marcela Leite, afirma que o ponto alto do evento alusivo à campanha serão os atendimentos noturnos, que ocorrerão em quatro encontros. Muitas vezes os homens não conseguem acessar as unidades de saúde durante o horário de expediente, e como no ano anterior essa iniciativa foi um sucesso decidimos promover novamente. É importante destacar que poderão participar da ação homens de todas as áreas de abrangência”, frisou a Gestora.