18/04/2019 às 12:04, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Inauguração do Pronto Atendimento Médico é um marco na Saúde de Batayporã

Instalado no prédio do antigo hospital, PAM oferecerá melhor atendimento aos pacientes

A Saúde de Batayporã vive uma nova fase de humanização e melhoria no serviço ofertado. Isso, porque o prefeito Jorge Takahashi inaugurou, nesta quarta-feira (17), o Pronto Atendimento Médico (PAM), no prédio onde funcionava o antigo hospital. Uma iniciativa que representa um marco no atendimento à população.

O PAM conta com uma estrutura ampla e adequada, e equipamentos, para melhor atendimento aos pacientes. Além de uma equipe formada por quatro médicos, duas enfermeiras, seis técnicas em enfermagem, duas recepcionistas e uma auxiliar de serviços gerais.

“A inauguração do Pronto Atendimento é um marco para todos nós, pois não representa apenas mais um avanço na saúde pública do município, mas também um novo momento para Batayporã. A saúde é um direito de todos e estamos trabalhando para garantir que os serviços essenciais sejam repassados com qualidade, e acima de tudo, promova dignidade, é o que queremos transmitir”, frisou o prefeito Jorge Takahashi, ao ratificar o compromisso em manter a qualidade do serviço prestado a população promovendo ainda mais condições ao atendimento.

O Chefe o Executivo batayporaense destacou ainda as inúmeras ações para a área da saúde, a exemplo, da renovação da frota que estava sucateada, e hoje conta com sete novos veículos, que dão mais dignidade dos pacientes que precisam se deslocar do Município para fazer algum tipo de tratamento em outras cidades.

Em seu discurso, emocionante, a secretária de Saúde, Marcela Leite, disse que o PAM representa uma conquista que faz resgatar a esperança e a valorização do sentido da amizade e da colaboração.

“Essa estrutura física representa um sonho, a conquista que nos enche de orgulho. Agora, conseguiremos atender com todo conforto, segurança e qualidade que a nossa população merece. E tenho convicção que em um futuro muito próximo conseguiremos ampliar os atendimentos. Batayporã dá passos largos, faz curvas, mas hoje apresenta à sociedade que é possível acreditar em sonhos, acreditar no futuro, mas é preciso fazer um presente de responsabilidade e dignidade, o que essa equipe tem feito”, frisou.

A Gestora ainda fez questão de ressaltar o empenho do prefeito Jorge Takahashi, que inúmeras vezes rumou a Campo Grande em busca de ajuda, aporte financeiro para a reabertura do hospital, mas sem sucesso. “Mesmo com tantas respostas negativas, ele não desistiu, e sempre busquei estar presente, porque sei que é seu sonho e hoje conseguiu dar o primeiro passo, concretizando um momento especial a todos”, disse.

Marcela também agradeceu de forma especial a Câmara de Vereadores, que nunca mediu esforços para mediar a implantação do Pronto Atendimento no prédio do antigo hospital.

O Presidente do Legislativo falou da felicidade ao acompanhar a evolução da saúde pública no município, abordando a importância do trabalho em equipe. “Quando temos espírito de equipe, as coisas avançam com mais força, o resultado aparece e a comunidade é contemplada. Estamos muito felizes com mais essa conquista para a Saúde. Iremos continuar trabalhando junto ao Executivo para proporcionarmos ainda mais excelência no setor”, afirmou Cicero Leite.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Pároco local, Padre Everton dos Santos, que fez a bênção do prédio, destacando que todas as conquistas devem ser comemoradas e confiadas à Deus.

O ato foi ainda destacado pela primeira-dama Cléia Valéria, pelos vereadores Cacildo Paião, Danilo Enz, Samuel Macedo, Máximo Carlos, Germino Roz, Mauricio Ribeiro e Nivaldo Moreira. Os secretários municipais Vanda Lúcia (Governo), Dilmo Teixeira (Administração, Finanças e Planejamento), Leia Maria (Assistência Social), Mirian Pereira (Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente), Sônia Nantes (Educação, Cultura, Esportes e Lazer), o procurador do Município, Djalma César, e membros da comunidade reforçaram a solenidade.

Homenagem – O Pronto Atendimento Médico será denominado como “Ivanilde Farias Cândido”. Uma homenagem justa a uma pessoa que sempre se dedicou à Saúde de Batayporã, carregando como lema “Saúde em primeiro lugar”, e sempre contribuiu para o progresso e o desenvolvimento do município. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Danilo Enz, tramita na Câmara Municipal, e deve ser aprovado na próxima semana.

O primogênito da saudosa Ivanilde, Diego Antônio Casado, também acompanhou a solenidade de inauguração.

Atendimento – A Secretária de Saúde explicou que o Pronto Atendimento Médico atenderá nos moldes da antiga Unidade Ambulatorial, onde serão ofertados atendimentos de urgência. Os casos de maior complexidade serão encaminhados para o Hospital Regional.

Fotos: Thiago Odeque/7ª Arte

“O sistema de acolhimento ao paciente será realizado por classificação de risco, priorizando o atendimento por gravidade e não por ordem de chegada, em consonância as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH)”, esclareceu Marcela.

Inicialmente, o PAM irá funcionar no período das 18h à meia noite, de segunda a sexta-feira; e aos sábados, domingos e feriados em regime de plantão 24h.

Texto: Aline Leão/Assessoria de Comunicação