Publicado em 06/03/2018 às 10:49, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Investimentos em Saúde somam mais de R$ 159 mil em Batayporã

Farmácia Básica foi abastecida com vários tipos de medicamentos para atender a demanda

Assessoria de Comunicação, PMB
Farmácia Básica conta com cerca de 140 variedades de medicamentos

Para garantir e aperfeiçoar o atendimento na rede de saúde, a Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, investiu mais de R$ 159 mil nesse início de ano. Os recursos foram empregados na aquisição de medicamentos para abastecer a Farmácia Básica do município e para auxiliar a Unidade Ambulatorial.

Na última semana, a Farmácia Básica foi abastecida com uma grande remessa de medicamentos para atender a demanda da comunidade que utiliza o serviço público de saúde, garantindo o acesso às medicações e tratamento adequado. A compra dos medicamentos foi concretizada através de licitação, totalizando um investimento de R$ 59.590,60.

Segundo a farmacêutica responsável, Mayra Jamila Mourão Michelini, estão disponíveis gratuitamente para a população cerca 104 variedades de medicamentos de uso contínuo (pactuados), como os utilizados para tratamento da diabetes, hipertensão, dor e febre. Complementam a lista, 34 itens de medicamentos não pactuados.

Para retirar a medicação, o paciente deve portar a receita médica, documentos pessoais e Cartão do SUS. O horário de atendimento na Farmácia Básica é das 7h às 11h e das 13h às 16h.

Mais investimentos - A Prefeitura Municipal também viabilizou investimentos na ordem de R$ 100 mil para auxiliar no custeio das atividades da Unidade Ambulatorial. O valor é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal licenciado, Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun. Recurso repassado através do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e Fundo Estadual de Saúde (FES).

Em 2017, o prefeito Jorge Takahashi esteve por várias vezes em Brasília cobrando a liberação de recursos para Batayporã e em busca de melhorias para a área da saúde.

“Como se trata de uma emenda de custeio investimos esse recurso na compra de medicamentos para a Unidade Ambulatorial e pagamento dos plantões médicos”, esclareceu a secretária de Saúde, Marcela Leite.

Fotos: Assessoria PMB

A Gestora afirmou que “mesmo diante das dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelo Município, quando o assunto é Saúde a Administração Municipal não tem medido esforços para oferecer serviços de qualidade e melhorar cada vez mais o atendimento a população”.