04/09/2018 às 13:01, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Kits da caminhada “Passos que Salvam” já estão disponíveis na Secretaria de Saúde

Campanha que faz alerta para diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes acontece no dia 25 de novembro

Foto: Assessoria PMB

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assumiu o desafio de aumentar o número de diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes e, assim, ampliar também as chances de cura no município.

Para tanto, se mobiliza para participar pelo segundo ano da caminhada “Passos que Salvam” em prol do Hospital de Amor, mantido pela Fundação Pio XII. O movimento tem como objetivo conscientizar e despertar a atenção da população para os primeiros sinais e sintomas da doença.

Os kits, composto por camiseta, boné e sacola personalizada, já estão disponíveis na Secretaria de Saúde no valor de R$ 35,00. Todo o dinheiro arrecadado será revertido integralmente ao Hospital Infantojuvenil, que atende gratuitamente pacientes de todo o país.

Neste ano, a caminhada ocorrerá no dia 25 de novembro, simultaneamente com vários municípios brasileiros. O percurso deve iniciar defronte a Secretaria e seguir pela Avenida Brasil com retorno ao ponto de partida. O início está previsto para as 8h30.

A titular da pasta, Marcela Leite, explica que mais do que vender os kits da campanha, a intenção é levar conscientização a respeito da prevenção do câncer infantojuvenil. “Quanto mais cedo à doença for descoberta, maiores são as chances de cura”, destacou.

Sinais e Sintomas - Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença, estão manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos, sintomas que parecem comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem crianças e adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo.