02/06/2020 às 13:30, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Mais de 2.300 pessoas são abordadas em barreira sanitária realizada no último sábado

Número chama atenção por se tratar de um dia comum, sem feriado ou datas comemorativas

Uma ação entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) resultou na realização de mais uma barreira sanitária em Batayporã.

O bloqueio sanitário, que aconteceu no último sábado (30), para monitorar a entrada de veículos no município teve como objetivo orientar condutores e passageiros sobre o crescente aumento casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

A ação também chamou a atenção para os cuidados e o combate ao mosquito Aedes Aegypti, bem como para a questão da violência no trânsito, por meio do movimento “Maio Amarelo”, que neste ano tem como tema “PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA”.

Como nas duas últimas barreiras, as equipes fizeram o controle através das placas de veículos, nome, endereço, localidade de origem e destino com o auxílio da Polícia Militar e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Durante a abordagem servidores da Educação e DMTT entregavam materiais educativos, máscaras e sacolinhas personalizadas com ênfase no “Maio Amarelo” e orientavam os condutores sobre as boas escolhas no trânsito e, principalmente, sobre o risco de beber e dirigir. Além de promoverem a adesivagem dos automóveis.

Conforme controle da Vigilância Sanitária divulgado nesta terça-feira (2) pelo coordenador Anderson Tolotti, ao todo 2.324 pessoas foram abordadas durante o bloqueio sanitário. Esse número estava no interior de 1.376 veículos vindos de diferentes cidades sul-mato-grossenses e estados de São Paulo e Paraná.

No ranking dos visitantes que adentraram Batayporã no sábado, veículos de Nova Andradina lideraram com 965. Seguido por outros 39 com placas de municípios sul-mato-grossenses e de Estados do Paraná e São Paulo que já tem contaminação comunitária da Covid-19.

Se comparado a primeira barreira sanitária, que ocorreu em 1º e 3 de maio, em que foram registrados a entrada de 1.313 veículos em 48 horas de realização, o aumento é de 4,8%, ou seja, 63 veículos a mais em apenas 18h. Número que chama atenção por se tratar de um dia comum, sem feriado ou datas comemorativas.

Para a secretária de Saúde, Marcela Leite, o número é preocupante: “As pessoas não estão seguindo a orientação de ficarem em isolamento social e se protegerem. À medida que os dias correm, as pessoas vão relaxando e isso tem nos preocupado, já que Batayporã está entre os piores municípios do Estado em taxa de isolamento social”, comentou.

A Gestora complementou dizendo que “é crucial que os cidadãos entendam que ausência de sintomas não significa ausência da doença. A pessoa pode estar bem, mas pode estar com o vírus e estar transmitindo. É preciso ficar em casa!”, intercedeu.

Marcela afirmou ainda que outras barreiras sanitárias deverão acontecer no município nos próximos dias.