Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

25/11/2019 às 08:11, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Novembro azul atrai centenas de homens para exame preventivo

Horário diferenciado de atendimento tem mostrado resultados excelentes de participação do público masculino

Cb image default

A unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) “Santa Luzia” com atendimento todas as quartas-feiras em horário diferenciado está ficando lotada pelos homens que respondem positivamente a Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata, o Novembro Azul.

A campanha tem por meta a conscientização para a saúde do homem e principalmente para essa doença que tem maior índice entre o público masculino. O objetivo é de orientar sobre a importância do exame de toque retal e PSA (Dosagem de Antígeno Prostático) para diagnóstico precoce da doença.

Na última quarta-feira (20), o horário foi além do previsto, pois havia uma quantidade considerável de homens para atendimento e que preferiram não perder a oportunidade.

Além de receber orientações sobre a prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças por meio de palestras, o público masculino passa ainda por consulta médica, avaliação odontológica, aferição da pressão arterial, pelos chamados testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C, e ainda podem atualizar a caderneta de vacinação.

Cb image default
Fotos: PMB/SMS

Conforme avaliação médica, o paciente que está com algum sintoma ou possua histórico familiar da doença é encaminhado para a realização do exame de PSA .

A campanha Novembro Azul prossegue na rede de Atenção Básica até o final deste mês. Na próxima quarta-feira (27) irá acontecer o último atendimento noturno, com início às 18h. O horário alternativo é uma oportunidade para muitos homens que trabalham durante o dia e não tem condições de procurar o serviço no horário de expediente.

A gestora da Secretaria Municipal de Saúde, Marcela Leite, ressalta que “o exame para prevenção ao câncer de próstata é muito importante para que o diagnóstico precoce possa possibilitar o tratamento, pois 90% dos casos tem cura quando se procura ajuda mais cedo, e a doença ainda não está completamente instalada”.