05/12/2019 às 12:38, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Prefeitura de Batayporã se mobiliza no combate a escorpiões

Município tem registrado a presença de escorpiões em várias regiões

Estamos em um período propício para o aparecimento de escorpiões, o que tem sido notado em Batayporã nos últimos meses. Diante de tantos focos registrados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está mobilizada para combater a proliferação de escorpiões no município.

Com o objetivo de ampliar conhecimentos e capacitar profissionais de diversas áreas quanto ao cuidado na prevenção e manejo do animal peçonhento, assim como o atendimento a pessoas que possam sofrer algum acidente, uma capacitação foi realizada nesta semana.

O encontro aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de 55 profissionais, entre agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, agentes da Vigilância Sanitária e Entomológica e também trabalhadores da Educação.

O treinamento foi aberto pela secretária de Saúde, Marcela Leite, que destacou a importância da iniciativa para os profissionais de vigilância em saúde, fortalecendo ainda mais os trabalhos de prevenção aos acidentes causados por animais peçonhentos no município.

“Nossa intenção é capacitar profissionais de saúde no manejo de escorpiões, buscando facilitar o atendimento a denúncias feitas pela população, além de habilitá-los para reconhecer e diferenciar os escorpiões, conforme interesse para a saúde pública, importância epidemiológica e características biológicas”, ressaltou.

Segundo a Gestora, o evento oferece ainda, subsídios para que os profissionais da Educação conheçam as medidas de prevenção contra acidentes envolvendo esses animais.

A capacitação contou com a parceria do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar, sendo ministrada pelo bombeiro militar, 3º Sargento Gilberto Batista dos Santos, que abordou orientações de prevenção, conscientização, controle, adaptações, busca e captura.

Prevenção - Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ficando durante o dia em locais sombreados e úmidos, embaixo de troncos de árvores, pedras, cupinzeiros, tijolos, cascas de árvores velhas, construções, frestas de muros, e não são agressivos. Ocasionalmente, eles se dirigem às casas à procura de abrigo.

Fotos: Aline Leão/Assessoria PMB

Os acidentes acontecem em geral quando se mexe onde os escorpiões estão escondidos, pois eles se sentem ameaçados, e, por instinto, atacam para se defender. Dentro de casa, os lugares mais comuns para os animais se esconderem são as roupas ou calçados.

A prevenção é a melhor solução para prevenir ataques. Portanto, não acumule e mantenha o lixo fechado; use botas e luvas para remover entulhos; evite plantas com muitas folhagens; elimine insetos, principalmente as baratas que são os alimentos preferidos dos escorpiões. Examine sempre roupas e calçados antes de usar, e verifique antes de dormir lençóis e embaixo da cama.

Sintomas – Em caso de acidente, lave o local da picada com água e sabão. Os principais sintomas são: febre, arrepios, salivação, dificuldade em respirar, vômitos e diarreia; e pode causar insuficiência cardíaca.

Mutirão – Dentre as ações da Secretaria Municipal de Saúde para o combate e prevenção ao escorpião, um mutirão foi realizado em uma área da cidade em que houve maior incidência da presença do aracnídeo. “Realizamos um mutirão em virtude do grande número de focos encontrados na região central, mas está tudo sob controle e estamos atentos para possíveis casos que venham surgir”, observou o coordenador de Vigilância Sanitária e Entomológica, Anderson Tolotti.

Orientação – Aparições de escorpiões devem ser informados ao Departamento de Controle de Vetores, pelo telefone (67) 3443-1918. Em caso de picada, o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

A Secretária de Saúde informa que a situação no município não requer pânico, mas as pessoas precisam ter mais atenção na limpeza de seus quintais. “Nosso maior desafio é o controle populacional. É preciso conscientizar a população sobre a importância de não oferecer as condições favoráveis para o escorpião, que são alimento, acesso e abrigo. Nossos profissionais devem estar atentos ao ambiente e capacitados para orientarem o morador. A maior arma é a prevenção”, finalizou.