Publicado em 20/03/2020 às 13:00, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Saúde de Batayporã inicia vacinação contra Influenza na segunda-feira (23)

Assessoria PMB, PMB
Cb image default
Foto: Aline Leão/Assessoria PMB

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, Batayporã inicia na próxima segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A imunização contra o vírus que causa a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B) será feita em três etapas.

A primeira fase da campanha, que segue até o dia 15 de abril, é direcionada a pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde. A partir de 16 de abril, professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, é o segundo grupo que deve tomar a dose.

Por fim, de 9 de maio até o término da campanha em 22 de maio, o público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescente em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

As doses estarão disponíveis nas Salas de Vacinação, que ficam situadas nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) “Santa Luzia” e “Santo Antônio”. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para vacinar-se é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação e documento original com foto. No caso de doentes crônicos, é importante apresentar documentação que comprove a condição, como o cartão do HiperDia ou prescrição médica com a indicação da vacina.

A secretária de Saúde, Marcela Leite, informa que a campanha de vacinação foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mesmo essa vacina não prevenindo contra a doença. “Mesmo não prevenindo contra o Covid-19, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Uma vez que os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população”, explicou.

A Gestora alerta para que os munícipes respeitem a data de vacinação e compareçam nas unidades de saúde conforme a faixa etária. “A campanha irá acontecer em três etapas, por isso procurem as salas de vacina somente na ocasião correta, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, por precaução do Covid-19”, advertiu Marcela.