04/12/2018 às 07:47, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Saúde realiza ação de conscientização no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Para disseminar informações e conscientizar a população sobre prevenção, atenção e tratamento do HIV, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, promoveu uma ação no último sábado.

Distribuição de preservativos, orientação sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testes rápidos para diagnósticos e encaminhamentos para serviços de referência na rede municipal de saúde fizeram parte da atividade que marcou a data.

Durante ação de conscientização, realizada na Avenida Brasil, em frente a Feira do Produtor, foram empreendidos cerca de 85 testes, com resultados de pessoas reagentes para HIV e para Sífilis.

A secretária Marcela Leite acompanhou a atividade e ressaltou a importância da campanha, já que o crescimento da Aids na juventude continua sendo uma preocupação. No Mato Grosso do Sul o maior índice é de pessoas entre 15 a 39 anos, mas também está havendo registros significativos de mulheres acima de 60 anos.

“Temos a missão de prevenir e conscientizar a população sobre os cuidados a serem tomados. E àqueles que já foram infectados temos o dever de orientar e dar todo o suporte”, afirmou.

Atualmente a Secretaria de Saúde disponibiliza os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C nas ESF’s, ampliando o acesso da testagem a toda população de forma segura e sigilosa. “Já fazemos esse trabalho rotineiramente nas unidades de saúde e em outras ações do município. Com essa ação buscamos fazer o alerta para as pessoas que passavam pela Avenida Brasil, mas vamos continuar e intensificar essa abordagem”, ressaltou a Gestora.

Luta - O Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a doença. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países.

O símbolo da campanha é o laço vermelho, visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS.

Fotos: Assessoria PMB