17/02/2020 às 12:16, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Saúde realiza bloqueios com inseticida para combater Aedes aegypti

Deixem portas e janelas abertas para que o trabalho seja realizado de forma eficiente

Foto: PMB/SMS

A incidência de infestação do mosquito Aedes aegypti tem atingindo níveis preocupantes em Batayporã. Com pelo menos 12 casos suspeitos de dengue no município, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária e Entomológica, está reforçando ainda mais suas ações para combater o vetor transmissor da doença.

A semana iniciou com ações de bloqueio em áreas onde há suspeitas de casos de dengue, tendo como base notificações encaminhadas pelas unidades de saúde. Conforme cronograma, a nebulização será desenvolvida nas vilas Maria Gonçalves, Nídio Boffo e Catidiano Duarte, na área central da cidade, bem como nas vilas Benedito Scheafer e Militar, além de pontos estratégicos.

O método consiste na pulverização de um inseticida que tem como objetivo eliminar o mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus. Para que o trabalho seja realizado de forma eficiente, a equipe orienta os moradores para que deixem portas e janelas abertas. Pessoas acamadas, alérgicas, idosos e crianças devem ficar em cômodo isolado durante a pulverização de inseticida ou permanecer fora da casa, evitando assim alguma alteração.

Mesmo usando várias formas para alertar a população sobre o perigo do mosquito, os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias ainda encontram dificuldades para entrar em residências e remover os focos do Aedes aegypti e orientar os moradores.

O coordenador de Vigilância Sanitária e Entomológica, Anderson Tolotti, ressalta que durante as vistorias nos imóveis se for encontrado ambiente propício ao criadouro de larvas do mosquito, ou mesmo não existindo larvas, o proprietário do imóvel está sendo notificado para efetuar a limpeza do quintal.

Além da ação de bloqueio, a Secretaria de Saúde tem trabalhado de forma ininterrupta, tanto na parte preventiva, com a realização de mutirão, como a eliminação de criadouros em áreas consideradas críticas.

A Prefeitura também tem redobrado os cuidados com os serviços de limpeza em locais públicos, em que uma equipe da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente estão mobilizados nos trabalhos que envolvem corte de grama, roçada, varrição, limpeza de terrenos, recolhimento de galhos e outros materiais descartados irregularmente pela população.

Denúncias - Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, podem ser feitas por meio dos canais de denúncia da Saúde: (67) 99263-8458 Elivânia, (67) 99229-8913 Jeniffer, (67) 99123-6498 Célia, (67) 99231-6927 Carlos e (67) 99271-2982 Anderson.