29/01/2019 às 13:32, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Secretaria de Saúde apresenta balanço do 3º quadrimestre em Audiência Pública

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta terça-feira (29) o relatório do terceiro quadrimestre de 2018 referente aos investimentos, gastos e atendimentos do setor, em audiência pública realizada na Câmara Municipal.

A titular da pasta, Marcela Leite, abriu a reunião destacando o trabalho desempenhado pelos profissionais da Secretaria de Saúde, que se desdobram para cuidar de um setor de grande importância para a sociedade.

Na sequência, a Gestora repassou informações e os indicadores obtidos nos meses de setembro a dezembro do ano passado. A Secretária detalhou o número de atendimentos na Atenção Básica destacando que as cinco unidades de Estratégia de Saúde da Família, o Centro de Saúde Rosa Petronília e o Posto de Saúde do Bairro da Festa realizaram juntos, 53.217 procedimentos.

Além disso, foram apresentados os atendimentos realizados na Atenção Especializada, no qual foram computados 7.710 procedimentos com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e exames laboratoriais. Sem contar os 6.412 pacientes atendidos pela Farmácia Básica, no qual foram distribuídos 362.775 medicamentos.

Marcela discorreu ainda sobre os atendimentos realizados pela assistente social da Secretaria, totalizando 868; as consultas agendadas pelo Sistema Central de Regulação para os municípios de Arapongas, Barretos, Campo Grande, Dourados, Fátima do Sul, Jales e São José do Rio Preto, que somaram 431 e, os serviços oferecidos pelo município que não são pactuados, como cardiologista, dermatologista e outros (532).

Fotos: Assessoria PMB

Na prestação de contas foram abordados os atendimentos prestados pela Vigilância Sanitária do município, que computou 493, sendo de inspeção, de denúncias e reclamações, licenciamento, coleta de água e cadastro de estabelecimentos. Sobre a Atenção Secundária, a Gestora informou que foram realizados no período 11.620 procedimentos na Unidade Ambulatorial (Pronto Atendimento).

A Secretária apresentou também o relatório fotográfico e comentou as diversas ações desenvolvidas pela como campanhas, vacinação, grupo de gestantes, melhorias nas unidades de saúde, entrega de novos veículos, dentre outras atividades.

Os resultados financeiros do terceiro quadrimestre do Relatório de Gestão Fiscal e do sexto bimestre do Relatório Resumido de Execução Orçamentária foram apresentados pelo chefe do Setor de Contabilidade da Prefeitura, José da Rocha. Na oportunidade, ele destacou que as medidas tomadas pelo Chefe do Executivo ao longo do ano e os recursos indenizatórios da Companhia Energética de São Paulo (CESP) resultaram na redução do índice de gestão com pessoal.

A prestação de contas, que está prevista na Lei Complementar nº 141/2012 Gestor SUS, contou com a participação de representantes do Poder Executivo, servidores da Secretaria de Saúde e comunidade.