15/08/2018 às 13:55, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Secretaria de Saúde implanta projeto “Cuidando do Cuidador”

Palestras e oficinas serão realizadas no desenvolvimento do projeto

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Batayporã deu mais um importante passo para melhorar a qualidade no atendimento a população. Para tanto, implantou um projeto com ênfase na saúde do trabalhador, visando gerar transformação de caráter prático no contexto de valorização do trabalho e do servidor.

Denominado “Cuidando do Cuidador”, o projeto objetiva a melhoria da qualidade do serviço que é ofertado a população, constituindo-se em um instrumento pedagógico da transformação do trabalho e do desenvolvimento permanente dos trabalhadores nos planos individual e coletivo.

De acordo com a titular da pasta, Marcela Leite, o projeto surge como mais uma ferramenta para integrar a Política de Qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS), onde diz que a humanização deve ser vista como uma das dimensões fundamentais, não podendo ser entendida como apenas um “programa” a mais a ser aplicado aos diversos serviços de saúde, mas como uma política que opere transversalmente em toda a rede SUS.

O programa procura criar espaços de discussões para a gestão do cuidado, com a oferta de palestras, oficinas e ginástica laboral. A iniciativa foi desenvolvida inicialmente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que participaram de workshop com o tema “Saúde Mental do Trabalhador e Estresse Ocupacional” e oficinas de musicalização, maquiagem e automassagem.

A atividade, realizada na última semana, contou ainda apresentação de dança do ventre, que envolveu as participantes como forma de vencer a timidez. O projeto será disseminado para todos os servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde.

A Gestora acredita que o “Cuidando do Cuidador” deverá aumentar o potencial de resolutividade e promover um ganho de qualidade na rede municipal de saúde. “O desenvolvimento desse projeto nos permitiu tratá-lo como uma iniciativa contida nos parâmetros da Educação Permanente em Saúde (EPS), ao reconhecermos que toda proposta educativa realizada no âmbito laboral, voltada à reflexão e intervenção sobre o processo de trabalho, venha aprimorar a qualidade do serviço e as condições de trabalho”, frisou Marcela.

Fotos: PMB