19/02/2020 às 10:33, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Secretaria de Saúde presta contas de trabalho realizado durante audiência pública

Prestação de contas refere-se aos meses de setembro a dezembro de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã realizou nesta terça-feira (18), no plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública para a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2019.

Na reunião, que teve a participação da titular da pasta, Marcela Leite, e do técnico em contabilidade Dilmo Mathias foi feito um embolso dos procedimentos da Atenção Primária realizados nas unidades de Estratégia de Saúde da Família Santa Luzia, Anorinda Marcelino, Santo Antônio, Sebastião Martins de Oliveira e São Luiz, no Centro de Saúde Rosa Petronília e Posto de Saúde do Bairro da Festa, perfazendo um total de 32.870 procedimentos.

Já os Agentes Comunitário de Saúde fizeram 20.240 visitas no período, segundo o relatório apresentado.

Na Atenção Secundaria/Especializada, no qual envolve atendimento com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, exames laboratoriais, Pronto Atendimento e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), foram computados 23.185 atendimentos. Ainda na Atenção Especializada, 6.909 pacientes foram atendidos na Farmácia Básica, sendo distribuídos 318.638,50 medicamentos.

Fotos: Marcos Donzeli/Assessoria PMB

Conforme as palavras da secretária Marcela Leite, foram realizados 756 atendimentos pela Assistente Social e gastos com Ordens Judiciais R$ 58.750,52.

A Gestora ainda detalhou que foram realizadas consultas referenciadas agendadas pelo Sistema Central de Regulação para as cidades Arapongas, Barretos, Campo Grande, Dourados, Fatima do Sul, Jales, São José Do Rio Preto, dentre outras cidades, totalizando 330, por meio dos sistemas SISREG e CORE, e ainda 307 agendadas por motoristas e por telefone.

Foi realizado ainda um total de 505 serviços oferecidos pelo município que não são pactuados, como exames laboratoriais, raio x, dentre outros; e serviços pactuados somaram 490 atendimentos.

No balanço apresentado na audiência de prestação de contas, foi destacado também o trabalho da Vigilância Sanitária, que realizou atendimentos diversos como inspeção, atendimentos a denúncias e reclamações, licenciamentos, coletas de água e cadastros de estabelecimentos, somando 75.