31/03/2020 às 16:40, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Secretaria Municipal de Saúde confirma primeiro óbito por Covid-19 em Batayporã

Primeiro óbito por coronavírus é também o primeiro no Mato Grosso do Sul

Foto: Assessoria PMB

O primeiro óbito pela Covid-19 em Batayporã foi confirmado na tarde desta terça-feira, 31. A confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde somente após declarações do Estado e essa seria a primeira morte no Mato Grosso do Sul causada pela pandemia.

Durante transmissão ao vivo pela página oficial da Prefeitura de Batayporã, a secretária Marcela Leite repassou informações sobre a vítima de 64 anos que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular na cidade de Dourados, e respondeu alguns questionamentos da população.

A Gestora em Saúde detalhou que a vítima apresentava um histórico de comorbidades e por ser positiva para o Covid-19 o quadro de saúde acabou se agravando.

"Esse óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa e sigam à risca todas as nossas recomendações. Muitos não têm tratado essa pandemia com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção, ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, suplicou Marcela.

Na ocasião, a Secretária confirmou que dois casos são positivos para o Covid-19, três  foram descartados, outros três estão sob investigação, em que amostras para exames foram coletados e encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) para confirmar se os pacientes foram infectados.

Consternado com o óbito da moradora de Batayporã, o prefeito Jorge Takahashi manifesta apoio e se solidariza com os familiares. “Em meu nome, de minha família e de toda Administração Municipal, levo o mais profundo voto de consternação a todos os familiares que estão entristecidos e enlutados pela morte de senhora Eleuzi Nascimento. Rogo a Deus em sua infinita misericórdia que possa consolar os corações machucados pelo triste fato e que garanta à alma dessa filha de Batayporã um merecido lugar no Reino dos Céus”, declarou o Chefe do Executivo.