Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

25/05/2020 às 08:11, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Transparência: Saúde presta contas do primeiro quadrimestre de 2020

Cb image default

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã realizou na última quinta-feira (21) prestação de contas dos investimentos e ações do setor, por meio do 1º Relatório Quadrimestral do exercício de 2020. Na audiência pública, realizada no plenário do Legislativo, foram abordados diversos assuntos pela titular da pasta, Marcela Leite.

Dentre os dados apresentados durante o encontro, foram pontuados os valores dos investimentos empreendidos nos atendimentos das unidades de saúde do município. A Gestora explicou que mesmo no período de pandemia em face ao novo coronarívus, a Administração Municipal fez cumprir o dever e atender a população.

Segundo a Secretária, no primeiro trimestre do ano corrente, 28.470 procedimentos foram efetuados nas unidades de saúde e 19.264 visitas realizadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Marcela ainda fez um embolso dos serviços oferecidos pelo Município na Atenção Secundaria/Especializada (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, exames laboratoriais, pronto Atendimento e NASF), em que foram contabilizados um total de 18.924. Ainda na Atenção Especializada houve atendimento de 6.957 pacientes na Farmácia Básica, sendo distribuídos 369.377 medicamentos. 

Cb image default
Fotos: Marcos Donzeli/Assessoria PMB

A Gestora também confirmou um total de 568 atendimentos realizados pela Assistente Social e gastos com Ordens Judiciais no valor de R$ 34.330,53. Com relação às Consultas Referenciadas agendadas pelo Sistema Central de Regulação para as cidades Arapongas, Barretos, Campo Grande, Dourados, Fátima do Sul, Jales, São José do Rio Preto, dentre outras cidades, somaram um total de 388, por meio do Sistema ON LINE SISREG e CORE, e 145 que foram agendados por motoristas e via telefone.

No período, foram contabilizados um total de 209 serviços, ofertados pelo Município, que não são pactuados (exame laboratorial, raio x, dentre outros) e serviços pactuados (dermatologista, cirurgião vascular, urologia dentre outros) somaram 199 atendimentos. A Vigilância Sanitária prestou 133 atendimentos, entre inspeção, atendimentos a denúncias e reclamações, licenciamentos, coletas de água e cadastros de estabelecimentos.

No decorrer da audiência, o técnico em contabilidade da Prefeitura, Dilmo Mathias Teixeira apresentou um Balancete Financeiro por categoria econômica, despesa empenhada; comparativo da receita orçada com a arrecadada, comparativo da despesa autorizada com a empenhada, demonstrativo da receita e despesa segundo as categorias econômicas.

Além dos servidores municipais lotados na saúde, o encontrou contou ainda com a participação do responsável pelo Departamento de Contabilidade, José da Rocha. Todos os valores recebidos e aplicados estão disponíveis no Portal da Transparência do Município.

Amparada na Lei Complementar 141/2012 Gestor SUS, a realização da audiência fez cumprir o princípio da transparência, e devido à pandemia decorrente do novo coronavírus o encontro ocorreu obedecendo todos os cuidados de higiene e distanciamento para evitar a disseminação do vírus.