17/04/2019 às 12:57, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Ação de limpeza da SODETA contempla sistema de drenagem

A Prefeitura de Batayporã, através da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA), tem intensificado as ações de prevenção e desobstrução do sistema de drenagem para garantir o escoamento da água e impedir que materiais sólidos presos durante as chuvas bloqueiem a drenagem pluvial em ruas e avenidas do Município.

O trabalho, desenvolvido através da técnica de hidrojateamento por uma empresa especializada, foi executado nas últimas semanas e cerca de 20 bueiros receberam as intervenções. Além da prevenção, a iniciativa é importante para manter a rede em bom estado de conservação.

Além da limpeza das bocas de lobo, a equipe irá atuar na reforma das caixas receptoras e a colocação de novas tampas, já que a grande maioria está danificada e representa verdadeiras armadilhas para os pedestres.

De acordo com a titular da SODETA, Mirian Pereira, o trabalho é fundamental para otimizar o perfeito escoamento das águas pluviais pela rede de drenagem, principalmente no período chuvoso, reduzindo os pontos de alagamento que causam grandes transtornos à população. “Além disso, a limpeza e conservação impede que materiais sólidos, retidos durante as chuvas, sejam levado para as galerias, evitando assim os alagamentos”, explicou.

Foto: PMB/SODETA

O coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sidney Olegário, também acompanhou os serviços, e observou que a intervenção apresenta resultados favoráveis, especialmente no período chuvoso. “Esse trabalho é realizado de forma permanente na cidade, a fim de prevenir alagamentos e garantir a segurança dos moradores, especialmente àqueles que residem no entorno da Lagoa do Sapo”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente segue um cronograma de trabalho, respeitando as demandas mais urgentes. Atualmente, uma equipe prossegue trabalhando na limpeza e conservação dos espaços públicos.