Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

18/07/2019 às 09:40, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Servidores da Sodeta passam por treinamento voltado à segurança do trabalho

Cb image default

Prevenção contra acidentes e ao risco de eventual incidentes no trabalho foi o objetivo do treinamento voltado a Segurança do Trabalho, realizado na última semana, para os servidores da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA).

A iniciativa visa a integração dos novos servidores da pasta quanto às medidas preventivas no ambiente de trabalho de forma segura e eficiente, e serviu ainda para reciclar o conhecimento dos antigos funcionários.

O treinamento teve como tema “Riscos Ambientais e Medidas Preventivas, e NR6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI)”, sendo ministrado pela Engenheira Química e de Segurança do Trabalho, Gleice Piovesan, que exemplificou sobre os cuidados que os trabalhadores devem tomar na realização das tarefas.

Cb image default

De acordo com a palestrante, os riscos ambientais estão presentes nos ambientes de trabalho e são capazes de afetar o trabalhador a curto, médio e longo prazo, provocando acidentes com lesões imediatas e/ou doenças.

Gleice explicou que para controlar os riscos é necessário o uso de Equipamento de Proteção Coletivo de forma prioritária, e, quando não possível, introduzir o EPI. “Brincos, anéis, colares, relógios, pulseiras e outras joias não são permitidos durante as atividades, pois além do risco de acidente, podem conter impurezas que comprometem a qualidade do material em processo. Anéis e alianças, principalmente, representam elevado risco de lesão para as mãos”, sublinhou.

A Engenheira Química e de Segurança do Trabalho apresentou ainda aos servidores os principais EPI´s e orientou quanto a importância da correta utilização dos equipamentos.

Cb image default
Fotos: PMB/SODETA

O titular da Sodeta, Sidney Olegário, destacou a importância de investir em ações que levem mais conhecimento, especialmente quando diz respeito à segurança no trabalho, pois os servidores públicos são o maior patrimônio da Administração. “A capacitação demonstra o compromisso da Administração Municipal com a segurança e a integridade física dos colaboradores e dos cidadãos”, ressaltou.