Publicado em 05/08/2019 às 11:34, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Batayporã sedia reunião do Fórum de Turismo Vale das Águas

Assessoria PMB, PMB

Batayporã sediou na última quinta-feira (1º) reunião do Fórum de Turismo Vale das Águas. Encontro que teve como proposta discutir o planejamento das ações e articulação dos municípios que compõem a região turística Vale das Águas para o fortalecimento do turismo sustentável.

A reunião foi aberta pelo titular da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Sidney Olegário, no ato representando o prefeito Jorge Takahashi, que elogiou a iniciativa, destacando a importância de cada município dar sua contribuição no tocante ao turismo regional.

“Esse encontro vem possibilitar a troca de experiências, bem como promover ajustes necessários para fortalecer o Fórum de Turismo e as parcerias que são fundamentais”, frisou o Secretário.

Conduzida pela secretária do Fórum de Turismo Vale das Águas, Keyla Cristina Araújo Prates Crivelli, a reunião teve como pauta principal o Plano Regional de Turismo, dentre outros pontos que foram elencados entre os membros.

Fotos: Assessoria PMB

Durante o encontro, também foi realizada eleição para a escolha do novo vice-presidente do Fórum de Turismo, sendo designado Anderson Pereira Tolotti por unanimidade. Tolotti é responsável pelo setor de Turismo da Prefeitura de Batayporã.

A região turística Vale das Águas é composta pelos municípios de Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. O Fórum de Turismo faz parte da política de desenvolvimento e estruturação do setor no Brasil, estando presente no Plano Nacional de Turismo, como estratégia de fortalecimento da gestão descentralizada da atividade turística nas regiões.

O Fórum de Turismo da Região Vale das Águas tem como missão fomentar, impulsionar e apoiar a atividade turística de forma integrada e sustentável, através da integração da comunidade, da articulação entre atores sociais, econômicos, privados e governamentais e da análise de projetos e programas, visando a inclusão social.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Batayporã, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Nova Andradina e Taquarussu. Também esteve presente o coordenador do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema - Imasul, Reginaldo Oliveira, e a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Jaqueline de Souza.